Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1357
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Empreendedorismo por mulheres: um estudo com mulheres proprietárias de empresas turísticas em Florianópolis (SC)
metadata.dc.creator: Trindade, Fernanda de Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Hoffmann, Valmir Emil
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Hilka Vier
metadata.dc.description.resumo: Empreendedorismo é um processo pelo qual o indivíduo procura oportunidades, organiza os recursos necessários e, por meio da inovação, abre seu próprio negócio, buscando sua auto-realização e assumindo os respectivos riscos e recompensas. O empreendedorismo tem crescido em importância e interesse para as economias regionais e para os governos, preocupados em desenvolver políticas públicas capazes de fomentar a atividade empreendedora, por ser esta fundamental para a geração de empregos e de riqueza para as nações. O número de empreendimentos iniciados por mulheres está cada vez maior. O desenvolvimento econômico de diversos locais tem sido favorecido pela atuação das mulheres como empreendedoras. Apesar da importância econômica e social que o empreendedorismo traz para a sociedade, os estudos sobre empreendedorismo por mulheres ainda são recentes, principalmente em países menos industrializados. Em vista disso, esta pesquisa pretende analisar o potencial de empreendedorismo de mulheres proprietárias de empresas turísticas de Florianópolis (SC), baseada na abordagem de Carland, Carland e Hoy (1992) e a participação dessas empreendedoras em associações de mulheres de negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza descritiva, utilizando-se de abordagens qualitativas e quantitativas, com 35 mulheres empreendedoras de Florianópolis, realizada no período compreendido entre agosto de 2008 e junho de 2009. Os resultados mostram que a maioria das mulheres possui mais de 35 anos e ensino superior completo. Suas empresas caracterizam-se por serem micro e pequenas empresas, com mais de dez anos no mercado. Todas as empreendedoras participam de redes de negócios, embora a maioria não participe de associações de mulheres de negócios. A maior parte da amostra classifica-se como empreendedora e pode-se afirmar que não há uma associação estatisticamente significativa entre o potencial de empreendedorismo e as variáveis idade, escolaridade, renda pessoal mensal, tempo de existência da empresa e ramo de atuação para a amostra estudada
Abstract: Entrepreneurship is a process by which an individual seeks opportunities, organizes the necessary resources and, through innovation, opens their own business, seeking selffulfilment and assuming the respective risks and rewards. Entrepreneurship is essential for generating jobs and wealth for nations, and for this reason, it has grown in importance and interest for regional economies and governments concerned with developing public policies to encourage entrepreneurial activity. Similarly, the number of enterprises started by women is increasing. Economic development in various locations has been encouraged by the performance of women as entrepreneurs. However, despite the economic and social importance that entrepreneurship brings to society, studies on entrepreneurship by women are still recent, especially in less industrialized countries. As a result, this research analyzes the entrepreneurial potential of women who own tourism businesses in Florianópolis (SC), based on the approach of Carland, Carland and Hoy (1992) and the participation of these entrepreneurs in business women s associations. This is an exploratory, descriptive study, using both qualitative and quantitative approaches, held from August 2008 to June 2009 with thirty-five women entrepreneurs from Florianopolis. The results show that most of these women are aged at least 35 years and have a college degree; their companies are characterized as being small or micro enterprises, with more than ten years on the market; all the entrepreneurs participate in business networks, although most do not belong to business women s associations; most of the sample is classified as entrepreneurial, and there is no statistically significant association between entrepreneurship potential and the variables age, education, monthly personal income, length of existence of the company and business sector in the sample studied
Keywords: empreendedorismo por mulheres
empresas turísticas
potencial empreendedor
entrepreneurship by women
tourism businesses
entrepreneurial potential
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: TRINDADE, Fernanda de Magalhães. Empreendedorismo por mulheres: um estudo com mulheres proprietárias de empresas turísticas em Florianópolis (SC). 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1357
Issue Date: 6-Oct-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda de Magalhaes Trindade.pdf591,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.