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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS PROPRIETÁRIOS DE RESTAURANTES NA CIDADE DE ITAPEMA, CONFORME A ABORDAGEM DE DAVID McCLELLAND
metadata.dc.creator: Venturi, James Luiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: Com o crescente aumento da atividade turística e dos níveis de exigência dos turistas por serviços de qualidade, faz-se necessário uma maior profissionalização gerencial dos equipamentos turísticos. Dentre estes equipamentos, destaca-se o setor de restaurantes. Assim, esta dissertação procura desenvolver uma reflexão sobre o comportamento e as atitudes de um empreendedor no setor de restaurantes, para que possa superar as dificuldades e contingências da atualidade, bem como dos períodos de sazonalidade, fato marcante na cidade de Itapema/SC. Entender o processo de desenvolvimento empreendedor em restaurantes implica em estudar a influência do turismo e de gestão dos restaurantes. Desta forma, toda a fundamentação teórica baseia-se em uma breve abordagem sobre o turismo, bem como na origem, na história, nas características e tipologias dos restaurantes. Em relação ao estudo do empreendedorismo apresentam-se as abordagens conceituais e as teorias referentes às escolas da empreendedologia, focalizando as características do comportamento empreendedor abordadas por David McClelland, base conceitual deste estudo no que se refere ao empreendedorismo. Procura-se também apresentar pesquisas na área de empreendedorismo em várias universidades brasileiras e no exterior e assim justificar a opção pela teoria comportamentalista de McClelland. Somado a isto, apresenta-se uma série de informações relacionadas a atitude gerencial desses empresários, suas percepções quanto a logística, o marketing e diversos outros processo administrativo. A pesquisa revelou que se trata em uma primeira análise, de perfil empreendedor com forte característica de comprometimento, estabelecimento de metas, busca de informações e independência e auto-confiança. Por outro lado, apresenta pouco desenvolvimento nas características de exigência de qualidade e eficiência, de persuasão e redes de contato e de correr riscos. Estes restaurantes são representados por micro e pequenas empresas e esperam uma participação maior do poder público em relação a qualificação de pessoas e divulgação da cidade. Não costumam buscar a capacitação profissional, nem tampouco estão filiados a alguma entidade empresarial. Estão otimistas com suas empresas e com o desenvolvimento do turismo.
Abstract: With the considerable increase in the tourist activities and the level of tourists requirements for better quality services, it is necessary a more professional management of the organizations considered as part of the tourism. Restaurants are one of them. This work is developing a reflection about the behavior and attitudes of an entrepreneur in this area, in a way that permits the overcome of actual economic difficulties and contingencies, as far as the seazonability, specially in Itapema Beach in Santa Catarina State. Understand the process of entrepreneurs development of restaurants means the need of studying the influence of the tourism and the proper management model. The theory fundaments are based in a brief writing about tourism as far as about origin, history, characteristics and typologies of the restaurants. In relation to the entrepreneurs we present concepts and the theories of the different schools, focusing the characteristics of the entrepreneur behave studied by David McClelland, used as the conceptual base. It is also shown researches in the area of entrepreneurs produced by local and foreign universities as a way to justify the option for the McClelland behaviorist theory. In addition to that, it is also presented some information related to managerial attitudes, logistics perceptions, marketing and several other administrative methods. The research shows, in a first attempt, an entrepreneur profile with characteristic of strong commitment, objectives establishment, information collect, and independence and self-confidence. On the other hand, shows at the same time little development in terms of quality needs and efficiency, persuasive attitudes, net relationship and risks taken. The restaurants are represented by small businesses and expect a higher participation of the public government for labor qualification and city advertisements. These entrepreneurs usually do not like to improve professional abilities and become members of any business association. They are optimistic about the success of their own business and the increase of tourist activities.
Keywords: turismo
restaurante
empreendedor
tourism
restaurants
entrepreneur
Empreendimentos
Restaurantes, bares, etc.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: VENTURI, James Luiz. ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS PROPRIETÁRIOS DE RESTAURANTES NA CIDADE DE ITAPEMA, CONFORME A ABORDAGEM DE DAVID McCLELLAND. 2003. 113 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1364
Issue Date: 16-Dec-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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