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dc.creatorMoratelli, Rafael Fachini-
dc.creator.IDCPF:02062378980por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739572J6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Souza, Maria José Barbosa de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06340520804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787582J6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Pires, Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee1IDCPF:41728203015por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782234Y7por
dc.contributor.referee2Gimenez, Fernando Antonio Prado-
dc.contributor.referee2IDCPF:32440103934por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787886P4&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:43:36Z-
dc.date.available2006-07-10-
dc.date.issued2005-12-19-
dc.identifier.citationMORATELLI, Rafael Fachini. ESTUDO SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR HOTELEIRO DE SANTA CATARINA. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneario Camboriú, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1372-
dc.description.resumoEm virtude do impacto sócio-econômico que os estabelecimentos hoteleiros causam nas comunidades onde estão inseridos, o estudo da responsabilidade social nestas organizações reveste-se de significativa importância. Com o objetivo de analisar a percepção dos gestores de hotéis de Santa Catarina sobre as ações de responsabilidade social desenvolvidas nestes estabelecimentos, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva com 40 empresas de médio porte filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC) no período compreendido entre maio e setembro de 2005. Como base de análise foram utilizadas algumas variáveis e indicadores que formam o construto de responsabilidade social, citados na teoria stakeholders, relacionada aos funcionários, meio ambiente, fornecedores, clientes, comunidade e governo. Os dados foram analisados conforme a freqüência das respostas, análise fatorial de correspondência múltipla e análise de agrupamento. Os resultados da pesquisa revelaram que mais da metade dos hotéis apresenta uma taxa de ocupação média abaixo de 50%, ou seja, inferior à média nacional do setor, comprometendo o critério de responsabilidade econômica da organização. Quando se analisam as ações sociais desenvolvidas por estes estabelecimentos, nota-se que os gestores têm-se preocupado somente com a observância da legislação trabalhistas, algumas questões ambientais e econômicas, deixando de lado outros stakeholders importantes. Observou-se uma preocupação por parte destes hotéis em estar de acordo com os padrões legais, sendo que, os indicadores com maior contribuição na caracterização dos 17 hotéis socialmente mais responsáveis, segundo a percepção dos gestores, estavam relacionados ao governo. Neste sentido, pode-se verificar que a cultura da responsabilidade social das empresas hoteleiras ainda se apresenta incipientepor
dc.description.abstractIn virtue of the partner-economic impact that the hotel enterprise causes in the communities where they are inserted, the study of the social responsibility in these organizations it is armed with significant importance. With the objective to analyze the perception of the managers of hotels of Santa Catarina on the developed social actions for damages in these establishments, it was carried through a exploratory-descriptive research with 40 felids companies of average transport to the Brazilian Association of the Industry of Hotels of Santa Catarina (ABIH/SC) in the period understood between May and September of 2005. As analysis base some indicating some variable had been used and that form constructor of social responsibility, cited in the theory stakeholders, related the employees, environment, suppliers, customers, community and government. The data were analyzed preliminarily as according to the answers frequency and the factorial analysis of multiple correspondences. The results of the research had disclosed that more of the half of the hotels it presents a tax of average occupation below of 50%, or either, less to the national average of the sector, compromising the criterion of economic responsibility of the organization. When the social actions developed by these establishments are analyzed, are noticed that the managers have only been worried about the observance of the labor law, some ambient and economic questions, leaving of important side others stakeholders. A concern on the part of these hotels in being was observed in accordance with the legal standards, being that, the pointers with bigger contribution in the characterization of the 17 socially more responsible hotels, according to perception of the managers, were related the government. In this direction, it can be verified that the culture of the social responsibility of the hotel s companies still is presented incipient.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3535/Rafael%20Moratelli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão do Turismo e da Hotelariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Turismo e Hotelariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectresponsabilidade social corporativapor
dc.subjectempresas hoteleiraspor
dc.subjectstakeholderspor
dc.subjectcorporate social responsibilityeng
dc.subjecthotelseng
dc.subjectstakeholderseng
dc.subjectResponsabilidade social da empresapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleESTUDO SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR HOTELEIRO DE SANTA CATARINApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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