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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU (PR), BRASIL
metadata.dc.creator: Domareski, Thays Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Sara Joana Gadotti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rados, Gregório Jean Varvakis
metadata.dc.description.resumo: A competitividade tem sido um referencial prioritário na literatura relacionada à economia, administração e gestão estratégica. É um conceito complexo e que pode ser analisado de várias maneiras: em países ou empresas, interna ou externa e em nível micro ou macroeconômico. Esta teoria de competitividade surgiu com a revolução técnico científica, na terceira fase do capitalismo e com a globalização dos mercados e a tecnologia de informação ganhou espaço em outras áreas. Este trabalho aborda a temática específica de estudos da competitividade de destinos turísticos. O foco de estudo da pesquisa centra-se no munícipio de Foz do Iguaçu e tem como objetivo principal analisar todo o processo de desenvolvimento do destino turístico de Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil, sob o contexto da competitividade. A fundamentação teórica baseia-se nos temas: competitividade de destinos turísticos e seus respectivos modelos, planejamento, turismo e gestão de destinos. A pesquisa se caracterizou pelo método de estudo de caso, sendo o objeto de estudo o município de Foz do Iguaçu, com pesquisas exploratórias e descritivas. Para a leitura do sistema turístico, foi utilizado o Modelo Sistêmico de Anjos (2004), para facilitar a delimitação do território e compreensão do tema. Após esta análise, determinou-se uma matriz mínima de indicadores de competitividade e aplicou-se esta matriz ao objeto de estudo, além de entrevistas realizadas com os gestores do destino turístico, a fim de confirmar os dados pesquisados. Os resultados conduziram a uma análise distinta, identificando que o destino turístico em questão possui elementos que configuram a caracterização de um destino competitivo, contudo, ainda apresenta áreas a serem adequadas
Abstract: Competitiveness has been a priority in the reference literature related to economics, management and strategic management. It is a complex concept and can be analyzed in several ways: in countries or companies, and internal or external macroeconomic or micro level. This theory of competition emerged with the scientific technical revolution in the third stage of capitalism and the globalization of markets and information technology gained ground in other areas. This paper addresses the specific topic of study of the competitiveness of tourist destinations. The focus of the research study focuses on the municipality of Foz do Iguacu and aims at analyzing the process of developing the tourist destination of Foz do Iguaçu - Paraná - Brazil, under the context of competitiveness. The theoretical framework is based on the themes: competitiveness of tourism destinations and their models, planning, tourism and destination stewardship. The research is characterized by the method of case study, being the object of study the city of Foz do Iguacu, with exploratory and descriptive. To read the tourism system, we used the Systemic Model of Anjos (2004), to facilitate the demarcation of the territory and understanding of the subject. After this analysis, we determined a minimal matrix of indicators of competitiveness and this matrix was applied to the object of study, plus interviews with the managers of the tourist destination in order to confirm the research data. The results led to an analysis identifying the destination in question has elements that make up the characterization of a competitive destination, however, still has areas to be appropriate
Keywords: Turismo
Competitividade de Destinos
Foz do Iguaçu
Tourism
Destination Competitiveness
Foz do Iguaçu
Turismo - Foz do Iguaçú (PR)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: DOMARESKI, Thays Cristina. A COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS: O CASO DE FOZ DO IGUAÇU (PR), BRASIL. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1374
Issue Date: 24-Feb-2011
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