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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS RESTAURANTES DE CARNE NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS BRASIL
metadata.dc.creator: Reisswitz, Karina Von
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Sara Joana Gadotti dos
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas, cada vez mais as organizações estão sobre a influência da competição empresarial e das exigências externas de mercado, sendo a qualidade de serviço fundamental para a sobrevivência e o crescimento destas organizações. Porém, quando se trata do segmento de restaurantes a pesquisa científica ainda é escassa. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelos restaurantes de carne a la carte da cidade de Porto Alegre, RS - Brasil a fim de identificar os elementos responsáveis pela satisfação e grau de importância dos clientes. A investigação, primeiramente, se baseou na análise bibliográfica sobre qualidade em serviços. Posteriormente, aplicou-se o questionário SERVQUAL adaptado para restaurantes. Como resultado, identificou-se uma discrepância negativa na grande maioria dos itens do instrumento SERVQUAL. Os restaurantes apresentaram diferenças significativas entre a avaliação da importância e da satisfação. Finalmente, a pesquisa justifica-se pela importância em se estudar o setor de restaurantes, pois se trata de elemento fundamental na estrutura turística, e como tal deve estar mais bem preparado para atender seus clientes
Abstract: In recent decades, organizations have increasingly been affected by business competition and external market demands, and the quality of services has become fundamental for the survival and growth of these organizations. However, little research has been done on the restaurant sector. This study therefore evaluates the quality of services offered by barbeque restaurants (Brazilian churrascarias) in the city of Porto Alegre in the Brazilian State of Rio Grande do Sul, seeking to identify the elements responsible for client satisfaction and the level of importance attributed to each element. First, a bibliographic review was carried out on the subject of quality of services. A SERVQUAL questionnaire, adapted to restaurants, was then applied. The results identified a shortfall in the majority of the items in the SERVQUAL questionnaire. The restaurants presented significant differences between the attribution of importance and customer satisfaction. Finally, the research is justified by the importance of studying the restaurant sector, as it is a fundamental element in the tourism structure, and as such, needs to be better prepared to serve its customers
Keywords: Restaurantes
Qualidade de serviços
SERVQUAL
Restaurants
Quality of services
SERVQUAL
Restaurantes, bares, etc
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: REISSWITZ, Karina Von. A QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS RESTAURANTES DE CARNE NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS BRASIL. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1379
Issue Date: 22-Jun-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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