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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UM DIAGNÓSTICO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SC, BRASIL
metadata.dc.creator: Limberger, Pablo Flôres
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Sara Joana Gadotti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rados, Gregório Jean Varvakis
metadata.dc.description.resumo: O turismo é um elemento de grande importância para o desenvolvimento da economia, pois gera receitas e empregos, partindo do sistema produtivo local. Os destinos turísticos que se mantêm competitivos são aqueles que conseguem oferecer uma experiência turística qualificada. Um dos fatores relevantes à qualidade do serviço é a comunicação do destino tanto interna (dentro das organizações e entre as organizações) quanto externa (com os turistas). Por isso a competividade de um destino turístico passa pela capacidade de gerenciamento do seu processo comunicacional e a coerência entre o que está sendo induzido e a experiência turística. O presente estudo tem como objetivo geral analisar processo de comunicação do destino turístico com base na percepção dos clientes/turistas e gestores, além de apresentar o sistema turístico de Balneário Camboriú, identificar o fluxo de informação/conhecimento entre os atores, analisar os canais de comunicação utilizados, delinear os constructos e variáveis para a matriz de avaliação e verificar a aplicabilidade da matriz construída. Este estudo, de caráter exploratório de natureza quanti-qualitativa, utilizou-se de um levantamento bibliográfico no banco de dados da EBSCO que identificou quarenta artigos referentes: à comunicação, aos destinos turísticos e à gestão do conhecimento, do qual compuseram a matriz de avaliação. Foram levantados dados primários conforme um questionário estruturado com dois gestores públicos e cinco gestores de organizações privadas e a aplicação de um questionário estruturado com 408 turistas. O embasamento teórico foi norteado por publicações em periódicos, livros, dissertações e teses referentes ao tema em questão. Os resultados demonstraram que o sistema turístico do município de Balneário Camboriú oferece uma gama de ofertas entre espaços públicos e organizações turísticas compatível com a demanda turística. Quanto à comunicação de uma forma geral a mensagem induzida é condizente com o serviço prestado, sendo que os piores resultados foram das organizações hoteleiras e de transporte. Os fluxos de informação e conhecimento mostraram-se frágeis e um campo no qual os gestores devem desenvolver estratégias para aprimoramento dentro das redes de colaborações, sistemas de informações e nas redes sociais
Abstract: Tourism is an element of great importance for economic development, as it generates income, based on a system of local production. Tourism destinations that remain competitive are those that are able to offer a qualified tourism experience. An important factor for the quality of the service is publicizing the destination, both internally (within and between organizations) and externally (with tourists). Thus, the competitiveness of a tourism destination includes training and management of its communication process, and coherence between what is being induced and the tourism experience. The overall objective of this study is to analyze the process of communication of the tourism destination, based on the perception of clients/tourists and managers, as well as presenting the tourism system of Balnéario Camboriú, identifying the flow of information/knowledge between the actors, analyzing the communication channels used, outlining the constructs and variables for the evaluation matrix, and determining the applicability of the matrix constructed. This exploratory study, which is quantitative and qualitative, carried out a literature review on the EBSCO database, which identified forty articles referring to: Communication, tourism destinations and knowledge management, which comprised the evaluation matrix. Primary data were investigated, through a questionnaire structured with two public managers and five managers of private organizations, and the application of a structured questionnaire with 408 tourists. The theoretical background was based on publications in journals, books, dissertations and theses relating to the theme in question. The results show that the tourism system in the town of Balneário Camboriú offers a range of offers, including public spaces and tourism organizations, that is compatible with the tourism demand. Regarding communication in general, the message induced is in keeping with the service provided, and the worst results were those of the hotel and transport organizations. The flows of information and knowledge proved to be fragile, and this is an area in which the managers need to develop strategies for improvement among the networks of employees, information systems, and social network
Keywords: Comunicação
Destinos turísticos
Tecnologia da Informação e Comunicação
Communication
Tourism destinations
Information and Communication
Turismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: LIMBERGER, Pablo Flôres. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UM DIAGNÓSTICO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SC, BRASIL. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1387
Issue Date: 5-Oct-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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