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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O típico e o temático: estudo da caracterização como fator de atratividade em um restaurante de Balneário Camboriú - SC
metadata.dc.creator: Mendes, Marina de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.description.resumo: Com a globalização, a autenticidade da gastronomia aliada ao turismo vem sendo discutida mundialmente. Neste contexto destacam-se os restaurantes caracterizados como típicos e temáticos, responsáveis por atrair um grande público, ao propiciarem diferentes experiências de consumo e ambiência. Atualmente a teoria existente no segmento destes restaurantes apresenta divergências no sentido de classificação quanto à tematização e à tipicidade. Torna-se, então, evidente a necessidade de estudos que avaliem o uso destas tipologias, bem como a relevância deste segmento no âmbito da atratividade turística. Desta forma, o principal objetivo da pesquisa constituiu em analisar a caracterização típica ou temática em um restaurante de Balneário Camboriú - SC e sua atratividade na demanda turística. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva e adotou como estudo de caso um restaurante localizado no município de Balneário Camboriú, consolidado como um representativo polo turístico no sul do Brasil. Os dados primários foram obtidos através da aplicação de um questionário, junto a uma amostra de 185 clientes, e através de entrevista semiestruturada direcionada ao gestor do restaurante. Outra frente de estudo se propôs a analisar as características do restaurante, por meio da visita técnica com roteiro estruturado (check-list), que visou a identificação de parâmetros de classificação do restaurante em típico ou temático, e a relevância das propostas oferecidas. Os resultados direcionaram a uma análise sobre as tipologias existentes em restauração, o que permitiu a elaboração dos critérios de classificação entre a tipologia típica e temática. Nesta perspectiva, o estudo ressalta a relevância da gastronomia e de outros fatores pertinentes na escolha dos clientes por um restaurante caracterizado como típico ou temático
Abstract: With globalization, the authenticity of gastronomy, allied with tourism, has been a subject of discussion worldwide. In this context, restaurants characterized as typical and themed are highlighted, which are responsible for attracting a large public, by providing different consumer experiences and unique ambiences. At present, the existing theory in the segment of these restaurants lacks a consistent classification of thematization and typicality. Therefore, there is a clear need for studies that evaluate the use of these typologies, as well as the importance of this segment in the scope of tourism attractiveness. The main objective of the research is to analyze the typical or thematic characterization of a restaurant in Balneário Camboriú, Santa Catarina, and its attractiveness in tourism demand. The research is characterized as exploratory and descriptive, adopting, as a case study, a restaurant located in the abovementioned town that has become consolidated as a representative tourism center in the South of Brazil. Primary data were obtained through the application of a questionnaire, together with a sample of 185 clients, and a semi-structured interview with the restaurant manager. Another proposal of this study is to analyze the characteristics of the restaurant, through a technical visit, with a check-list, to identify the parameters by which the restaurant is classified as typical or themed, and the relevance of the proposals offered. The results led to an analysis of the restaurant typologies that exist, and which enabled the design of criteria for classifying restaurants as typical and/or themed. Within this perspective, the study emphasizes the importance of gastronomy and other relevant factors in the customers decision to visit the restaurant characterized as typical or thematic
Keywords: Gastronomia
Tematização
Tipicidade
Atratividade
Gastronomy
Thematization
Typicality
Attractiveness
Gastronomia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: MENDES, Marina de Carvalho. O típico e o temático: estudo da caracterização como fator de atratividade em um restaurante de Balneário Camboriú - SC. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1390
Issue Date: 5-Mar-2012
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