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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A percepção do mercado hoteleiro sobre a formação acadêmica no curso de Turismo e Hotelaria: os casos de Londrina-PR e Balneário Camboriú-SC
metadata.dc.creator: Yasbick, Wanessa Pascoal
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.description.resumo: O turismo passa por um crescimento vertiginoso em todo o mundo sendo uma indústria que emprega vários profissionais direta e indiretamente. Gerador de crescimento para a economia dos países, o setor procura a cada dia melhorar sua prestação de serviços em busca da excelência em qualidade. A hotelaria faz parte de uma atividade que se mantém em constante transformação a fim de buscar novos diferenciais que atraiam consumidores e torne-a capaz de enfrentar a alta da competitividade gerada pela entrada de redes hoteleiras internacionais no Brasil. O ensino superior faz parte dessa evolução da mão de obra especializada para o turismo e a hotelaria colocando, a cada ano, mais e mais profissionais graduados no mercado de trabalho. O objetivo dessa pesquisa é compreender a atual percepção dos gestores de hotéis com relação à formação superior em Turismo e Hotelaria e identificar quais as competências necessárias, baseada da Formação por Competências, a partir do ponto de vista dos gestores, para os estagiários e egressos da graduação. O método selecionado para a realização deste trabalho foi o exploratório-descritivo e optou-se pela forma de pesquisa qualitativa e quantitativa. Para caracterizar as percepções dos gestores de hotéis a respeito dos estagiários e egressos dos Cursos de Turismo e Hotelaria foi realizado um focus group e, posteriormente, gerado um questionário aplicado a população dos hotéis de Londrina-PR e Balneário Camboriú-SC. Concluída a recepção dos questionários preenchidos pelos gestores de hotéis das duas cidades e a elaboração de um banco de dados é possível aplicar análise para estabelecer semelhanças ou diferenças entre as percepções dos administradores dos hotéis. Além disso, são consideradas as cinco competências selecionadas pelos respondentes com as mais importantes possibilitando a definição de predominância daquelas relativas à aprendizagem, às relações interpessoais, à autonomia ou aos valores
Abstract: Tourism goes through a rapid growth worldwide and it is an industry that employs several professionals, directly and indirectly. Responsible by growth for the countries economies, this industry demand to improve, everyday, the services in pursuit of excellence in quality. The hotel is part of an activity that is in constant transformation in order to seek new advantages that will attract consumers and make it able to cope with high competitiveness generated by the entry of international hotel chains in Brazil. The university is part of this evolution of trained manpower for the tourism and hospitality setting, every year, more and more graduates in the labor market. The objective of this research is to understand the current perception of hotel s managers about the graduations in Tourism and Hospitality and identify what skills and competencies have been needed, related in a Competence Based Model, from the managers viewpoint, the trainees and graduates. The method selected for this work was exploratory and descriptive and it was decided to form a qualitative and quantitative research. To characterize the perceptions of hotel managers about the trainees and graduates of the Hospitality and Tourism was held a focus group and subsequently generated a questionnaire administered to the population of the hotels in Londrina, PR and Balneario Camboriu, SC. After receiving the questionnaires completed by hotel s managers of both cities and development of a database analysis can be applied to establish similarities or differences between the perceptions of hotel s managers. Also, it was selected five competencies by the respondents with the most important and overcrowd the definition of supremacy that related to learning, interpersonal relationships, autonomy or values
Keywords: Hotelaria
Ensino Superior
Competências
Formação por Competências
Hospitality
Graduation
Competencies
Competencies-Based-Model
Administração de hotéis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: YASBICK, Wanessa Pascoal. A percepção do mercado hoteleiro sobre a formação acadêmica no curso de Turismo e Hotelaria: os casos de Londrina-PR e Balneário Camboriú-SC. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1404
Issue Date: 19-May-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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