Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1405
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Planejamento e ações para o desenvolvimento do turismo no ambiente do futebol: um estudo de Grêmio e Internacional de Porto Alegre
metadata.dc.creator: Pinheiro, Pedro Mascarenhas de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Alberton, Anete
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Luiz Carlos da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee3: Cancellier, Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi
metadata.dc.description.resumo: A prática, assistência ou organização de eventos esportivos e a visita a locais de práticas esportivas estimulam pessoas a viajarem para diferentes partes do mundo. Este estudo tem como objetivo verificar as ações e os produtos existentes em estádios de futebol destinados a turistas e visitantes destes espaços, bem como o modo como estes produtos são pensados e geridos pelos profissionais responsáveis nos clubes Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Também é foco do estudo descobrir quem é o turista que visita estes espaços e quais suas motivações nestas visitas. A pesquisa foi dividia em três partes. A primeira, identifica, através da análise de sites oficiais de clubes e estádios de futebol da América Latina e Europa, quais as produtos turísticos existentes nestes espaços. A segunda parte trata do turismo nos estádios Olímpico e Beira-Rio; compreende entrevistas com os responsáveis pelos setores de marketing, pelos programas de visitas e pelos museus de Grêmio e Internacional, bem como a aplicação de 120 questionários com os visitantes destes estádios em dias que não ocorreram jogos. Os visitantes responderam a 37 perguntas, divididas em quatro blocos: características gerais, motivação para visita, hábitos de viagem e relacionamento com o esporte. Na análise de dados foram utilizados análise descritiva, análise fatorial e análise de variância. Por fim, a terceira parte engloba as sugestões de novos produtos e serviços turísticos e estratégias de comunicação e divulgação que possam ser utilizadas por Grêmio e Internacional. Os resultados indicam que todos os estádios de futebol pesquisados têm lojas oficiais de seus clubes e utilizam seus espaços para eventos e shows musicais; que a maioria possui museu e programa de visitação e que os serviços diferenciados na busca por visitantes são praticados na Inglaterra. O estudo demonstra que apesar de Grêmio e Internacional possuírem gestão própria em seus museus e programas de visita, estes espaços não são considerados com importância acentuada na administração global dos clubes, principalmente no que tange a questão financeira. O visitante dos estádios Olímpico e Beira-Rio é em sua maioria do sexo masculino, proveniente de Porto Alegre e região metropolitana, possui entre 20 e 30 anos e tomou conhecimento das viagens através da internet, tendo como principal motivação para a visita a possibilidade de conhecer o estádio do clube pelo qual torce. Este visitante prefere a companhia de familiares em suas viagens e a companhia de amigos na hora de assistir a jogos esportivos. Nas análises de variância, percebeu-se que a importância do esporte no cotidiano do visitante varia de acordo com o gênero, sendo os visitantes do sexo masculino mais afetados. O turismo esportivo cultural, ainda é uma área pouco explorada no meio acadêmico, principalmente no Brasil, porém com a importância recebida pelo futebol no nosso país e com os grandes eventos esportivos sendo realizados no Brasil, acredita-se que o momento seja o mais propício para novos estudos nesta área
Keywords: Turismo
Turismo esportivo
Gestão do futebol
Marketing turístico
Tourism
Sports tourism
Management football
Sports marketing
Tourism marketing
Marketing esportivo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: PINHEIRO, Pedro Mascarenhas de Souza. Planejamento e ações para o desenvolvimento do turismo no ambiente do futebol: um estudo de Grêmio e Internacional de Porto Alegre. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1405
Issue Date: 31-May-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.