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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Parâmetros de referência na prestação de serviços de atendimento no setor da restauração
metadata.dc.creator: Cruz, Rosana Arruda
metadata.dc.contributor.advisor1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca identificar quais os parâmetros de referência na prestação de serviços de atendimento no setor da restauração, identificando quais os aspectos que contribuem para a compreensão dos problemas relacionados ao atendimento das necessidades do cliente no setor da restauração, e, para isto, conduziu-se um estudo qualitativo e quantitativo com acadêmicos do curso de Gastronomia UNIVALI, egressos e empresários de empreendimentos do setor de alimentos e bebidas, na cidade de Balneário Camboriú SC. A pesquisa caracterizou-se pelo método de abordagem hipotético dedutivo, realizado através do estudo de caso, utilizando-se técnicas de coleta de dados bibliográficos e documentais, observação direta extensiva, cujos dados foram obtidos através de questionário aplicado aos gestores e alunos egressos do curso de Gastronomia UNIVALI. Os fundamentos teóricos focados foram a gastronomia, os serviços à mesa, a qualidade na prestação de serviços e os parâmetros de referência de qualidade dos serviços na restauração. Os dados coletados tiveram como análise de conteúdo e estatística multivariada
Abstract: This paper seeks to identify which are the reference parameters on service quality of the food and beverage area, identifying which aspects contribute to the understanding of the problems that relates and addresses the costumer s necessities in the aforementioned area. A qualitative and quantitate research was conducted with the Gastronomy course undergraduates at UNIVALI, also with the entrepreneurs of the food and beverage area of Balneário Camboriú-SC. This research characterized itself with a hypothetical deductive method and a case study approach as well, performing techniques of literature data collection, direct observation and through a questionnaire within the entrepreneurs and students on the aforementioned areas. The theoretical fundaments researched were within the areas of gastronomy, service at the table, quality on service and the parameters of service quality in the food and beverage area. The data collected was analyzed in its content and with a multivariate statistical approach as well
Keywords: Serviços A&B
Restauração
Atendimento à mesa
Qualidade
Service at F&B
Restaurant business
Service at the table
Quality
Prestação de serviços
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: CRUZ, Rosana Arruda. Parâmetros de referência na prestação de serviços de atendimento no setor da restauração. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1408
Issue Date: 13-Aug-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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