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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta de gestão pedagógica para a formação técnica de nível médio aos trabalhadores em saúde enquanto ação de educação permanente em saúde
Other Titles: A proposal for educational management of intermediate level technical training for health workers, as an action for continuing education in health
metadata.dc.creator: Macedo, Marília Bezerra de Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Stella Maris Brum
metadata.dc.contributor.referee1: Sandri, Juliana de Araúlo Viera
metadata.dc.description.resumo: Com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Portaria 1.996/07), instituída pelo Ministério da Saúde, compete às Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde ETSUS desenvolver a formação Técnica de Nível Médio aos trabalhadores em Saúde. Essa ação envolve profissionais do SUS e profissionais da educação que, no geral não foram preparados para atuarem na formação para o trabalho e se vêem diante da necessidade de organizar todo o processo educativo da formação técnica. Neste contexto, objetivou-se construir uma síntese propositiva de como gerenciar as ações pedagógicas para fortalecimento da formação Técnica de Nível Médio, enquanto ação de Educação Permanente em Saúde no âmbito da ETSUS. A pesquisa tem abordagem qualitativa, fazendo uso da Metodologia da Problematização através da técnica do Arco da Problematização de Charles Maguerez, desenvolvido por meio de Oficinas de Trabalho. Para tanto, foram realizadas seis oficinas envolvendo uma média de 14 profissionais da saúde e educação que atuam como mediadores da aprendizagem, coordenadores técnicos e assessores pedagógicos na ETSUS e Rede de Centros de Educação Profissional do Estado. Como resultado a síntese propositiva indicou que no âmbito maior de gerenciamento da escola deve se desenhar uma política de integração das ações da ETSUS com os serviços, promover momentos de estudos para as equipes e desenhar uma política de acolhimento ao educando. No âmbito das áreas técnicas o desafio é: atualizar os Planos de Cursos e reconstruir a identidade da área e no âmbito pedagógico: alterar a Proposta Pedagógica da Rede de CEP s e promover momentos de atendimento específico às equipes, visando o fortalecimento da Educação Permanente enquanto política de consolidação do Sistema Único de Saúde
Abstract: With the National Policy on Continuing Education in Health (Decree 1996/07), established by the Ministry of Health, it is the responsibility of Technical Schools that are part of the Sistema Único de Saúde (the Brazilian national health system) ETSUS to give intermediate level technical training for health workers. This action involves SUS professionals and education professionals who, in general, lack preparation to train workers in practical aspects, but are faced with the need to organize the educational process of technical training. In this context, the aim of this work was to propose ways of managing pedagogical actions to strengthen intermediate level technical training as an action of Continuing Education in Health within the ETSUS. It takes a qualitative approach, using the problematization method through Charles Maguerez s Arch technique, developed through Workshops. Six workshops were held, involving around fourteen health and education professionals who act as learning facilitators, coordinators and technical and teaching advisors within the ETSUS and the State Network of Professional Education Centers. As a result, the proposed synthesis indicated that in the wider scope of school school management, a policy should be designed for integrating the actions of the ETSUS with its services, setting aside periods of study for the teams and designing a policy of promoting education. Within the technical areas, the challenges are: To update the Course Curricula and reconstruct identity in the area and scope of pedagogy; and to change the Pedagogical Proposal of the CEP network and promote specific periods focusing specifically on the teams, with the aim of strengthening Continuing Education as a policy for consolidating the Sistema Único de Saúde
Keywords: gestão pedagógica
formação técnica de nível médio
educação permanente em saúde
educational management
intermediate level technical training
continuing education in health
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Produtos Naturais e Substâncias Bioativas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Farmacêuticas
Citation: MACEDO, Marília Bezerra de Santana. A proposal for educational management of intermediate level technical training for health workers, as an action for continuing education in health. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Produtos Naturais e Substâncias Bioativas) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1479
Issue Date: 14-Oct-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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