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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Capacidades estratégicas voltadas para inovação: um estudo na empresa Softplan
metadata.dc.creator: Vargas, Sandra Martins Lohn
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalo, Cláudio Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Flávio
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Yeda Swirski de
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar as capacidades estratégicas voltadas para inovação em empresas de Tecnologia da Informação, através de estudo de caso na Softplan, identificando características de modelos de inovação em relação a recursos e capacidades estratégicas, descrevendo um processo de inovação organizacional desenvolvido na empresa e identificando recursos e capacidades estratégicas existentes. A intensidade da concorrência, a rápida globalização e mudanças na área de tecnologia da informação tornam a inovação inevitável para as empresas, como forma de capturar novas oportunidades e prestar mais atenção no desenvolvimento dos produtos e do mercado para manter a vantagem competitiva. Para um eficaz processo de inovação, também se faz necessária a gestão adequada e indivíduos competentes na execução das atividades, sendo importante que a organização envolvida defina uma estratégia e direcione seus recursos, fortaleça suas habilidades de aprender e transformar a aprendizagem em competência, sendo a base para o realinhamento do modelo social da empresa e, consequentemente, para a vantagem competitiva. A empresa Softplan atua no mercado desde 1990, sendo considerada uma das maiores empresas de sistemas de gestão do Brasil. Utiliza tecnologias modernas e inovadoras com foco na indústria da construção; administração pública; projetos confinanciados por organismos internacionais; departamentos de infraestruturas, transportes e obras e judiciário; Ministério Público e procuradorias. Para a realização deste estudo, a fundamentação teórica abordou temas como inovação, tipos e modelos de inovação, recursos e capacidades estratégicas, com ênfase na Visão Baseada em Recursos (RBV), e especificando neste estudo a capacidade de criar conhecimento, a capacidade tecnológica e a capacidade de orientação para o mercado. O estudo caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, e foram aplicadas entrevistas com gerentes da empresa Softplan e Fundação CERTI, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foi utilizada também a pesquisa documental, bibliográfica, exploratória e descritiva, caracterizando como uma análise de conteúdo. Para o estudo teórico e empírico, baseou-se na perspectiva dos seis modelos de Gallouj (2002), como forma de identificar características do modelo de inovação, sendo radical, ameliorativa, incremental, ad hoc, recombinativa e formalização. A análise deste estudo permitiu compreender que o comportamento organizacional na empresa Softplan está voltado para o processo de inovação, observando-se, através de programas desenvolvidos, o quanto se atém no entendimento dos trabalhadores sobre o que é inovação, e como está relacionado principalmente à capacidade de criar conhecimento na empresa, associado também às características estudadas sobre a capacidade tecnológica e a capacidade de orientação para o mercado
Abstract: This study analyzes strategic capabilities, focusing on innovation in InformationTechnology companies through a case study on the company Softplan. It identifies characteristics of innovation models in relation to resources and strategic capabilities, describes a process of organizational innovation developed in-house, and identifies existing resources and strategic capabilities. The intensity of competition, globalization and rapid changes in the area of information technology make innovation inevitable for companies, enabling them to win new opportunities and focus more on product development and the market, in order to maintain competitive advantage. For an effective innovation process, it is also necessary to have appropriate management and qualified individuals to carry out the activities, and it is important for organizations to define a strategy and target their resources, strengthening their capacity to learn, and transform this learning into competence, as the basis for realigning the company´s social model and as a result, gaining competitive advantage. Softplan has operated since 1990 and is considered one of the leading management systems companies in Brazil. It uses modern, innovative technologies focused on the construction industry, public administration, projects co-financed by international organizations, infrastructure, transport, works and judiciary departments, Public Ministry and prosecutors. For this study, the theoretical grounding included topics such as innovation, types and models of innovation, resources and strategic skills, with emphasis on theResource Based View (RBV), and specifying the ability to generate knowledge, technological capacity, and market focus. The study is characterized as a qualitative case study. Interviews were held with managers of the company and Foundation Softplan CERTI, using a semi-structured script. Document, bibliographic, exploratory and descriptive research were also used, characterizing this research as content analysis. For the theoretical and empirical study, theperspective of Gallouj s (2002) six modes of innovation in servicewere used: radical, improvement, incremental, ad hoc, recombinative, and formalization. The analysis of this study enabled us to understand that the organizational behavior at Softplan is geared towards a process of innovation, and through the programs developed, the attention it pays to employees understanding of what innovation is was seen, and how this relates, in particular, to the ability to generate knowledge in the company, also associating the traits studied with technological capability and market focus
Keywords: Inovação
Capacidade estratégica
Visão Baseada em Recursos (RBV)
Innovation
Strategic capacity
Resource Based View (RBV)
Desenvolvimento organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: VARGAS, Sandra Martins Lohn. Capacidades estratégicas voltadas para inovação: um estudo na empresa Softplan. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1553
Issue Date: 6-Dec-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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