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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A lealdade de consumidores como consequência das emoções, qualidade percebida e valores de consumo: um estudo no comércio de varejo têxtil
metadata.dc.creator: Silva, Cristiana Demski da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ricardo Boeing da
metadata.dc.contributor.referee2: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.description.resumo: Avaliando o setor de comércio varejista no Brasil é possível verificar que ainda existe um enorme campo de estudo sobre o assunto, principalmente em relação ao ambiente de produtos e serviços e a lealdade do consumidor. O entendimento do comportamento do consumidor e como chegar à sua lealdade está presente em estudos desde a década de 1980 com o trabalho sobre lealdade do consumidor e seus antecedentes, chegando até os dias de hoje com a relação entre valores de consumo e lealdade do consumidor (Lima et. al, 2011). Pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre o assunto, o objetivo deste estudo foi de analisar a influência dos Valores de Consumo Hedônico, Utilitário e Social/Simbólico na avaliação da lealdade do consumidor em uma empresa de varejo têxtil para tapeçaria. Para responder ao problema de pesquisa, bem como alcançar os objetivos a que se propôs este trabalho, optou-se pela abordagem quantitativa do tipo survey e descritiva quanto aos seus fins. Mesmo assim foi possível observar que os clientes percebem os valores de consumo hedônico, utilitário e social/simbólico. Não foi possível encontrar diferenças significativas neste grupo de clientes. A dimensão mais citada pelos respondentes foi com relação a qualidade percebida, ou seja, o que eles mais observam durante uma visita na loja são os itens relacionados a qualidade, sendo estacionamento, ambiente da loja, estrutura funcional e organizacional da loja e seus produtos, preços, mix de produtos, entre outros. Ainda assim, foi possível constatar que a maioria dos clientes estão satisfeitos com a loja, mas ainda não foi possível identificar se a lealdade entre cliente e lojista acontece levando em consideração os três valores de consumo. Diante de algumas limitações foi possível sugerir alguns temas para trabalhos futuros.
Keywords: Valores de Consumo
Consumidor
Lealdade
Clientes - Lealdade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: SILVA, Cristiana Demski da. A lealdade de consumidores como consequência das emoções, qualidade percebida e valores de consumo: um estudo no comércio de varejo têxtil. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1561
Issue Date: 18-Mar-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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