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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O efeito da munificência na relação entre o comportamento estratégico e o desempenho organizacional: um estudo setorial nas agências de viagens de Florianópolis e Balneário Camboriú/SC
metadata.dc.creator: Muniz Filho, Lineu
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maurício Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o efeito da munificência ambiental na relação entre o comportamento estratégico e o desempenho organizacional na percepção dos gestores de agências de viagens e turismo. Para isso, aborda a teoria de Castrogiovanni (1991) a respeito da munificência ambiental, a tipologia de Miles e Snow (1978) para a determinação do comportamento estratégico das organizações e o desempenho organizacional segundo Gupta e Govindarajan (1982). Para atingir o objetivo proposto utilizou-se uma abordagem exploratória, utilizando a pesquisa quantitativa, descritiva por meio de survey. A partir dos estudos dos autores citados e feito adaptação do questionário, foram enviados as 200 Agências de Viagens e Turismo das regiões de Florianópolis e Balneário Camboriu-SC, tendo retornado corretamente preenchidos 65 questionários, correspondente a 32,50% do total. Os resultados indicam que, quanto ao comportamento estratégico 35,38% das empresas são defensoras, 24,64% são analistas, 23,08% são reativas e 16,92% prospectoras. Já em relação às hipóteses, os comportamentos estratégicos obtiveram resultados estatisticamente significativos em relação ao ambiente munificente quando: da comparação em grupos com a capacidade ambiental; do comportamento segundo Conant et. al (1990) a munificência crescimento e declínio; do comportamento segundo Conant et al. a munificência oportunidade e ameaça; da comparação em grupos a munificência oportunidade e ameaça. Em relação à análise de variância entre o comportamento estratégico e o desempenho, também se mostram significativos quando: da comparação comportamento e o desempenho satisfação nos três formatos de análise e com o desempenho importância na comparação em grupos. Para a comparação da Munificência com o desempenho se utilizou a análise de interação, o resultado mostrou significativo quando da regressão entre a munificência (crescimento e declínio) e desempenho importância, e a munificência (crescimento e declínio e a oportunidade e ameaça) para com desempenho satisfação. Conclui-se que a munificência ambiental tem efeito positivo para com o comportamento e o desempenho nas agências de viagens pesquisadas
Abstract: This research aims to analyze the effect of environmental munificence on relationship between strategic behavior and organizational performance in managers perception of travel agencies and tourism. For this task, the theory Castrogiovanni (1991) regarding the environmental munificence and typology of Miles and Snow (1978) for determining the behavior organizations strategic and organizational performance and second Gupta and Govindarajan(1982). To achieve the proposed objective we used an exploratory approach, using research quantitative, descriptive, through a survey. From the studies of authors cited made adaptation of the questionnaire were sent to all 200 Travel Agencies and Tourism regions of Florianópolis and Balneário Camboriu-SC, returned 65 questionnaires filled out correctly, representing 32.50% of the total. The results indicate that, for the strategic behavior, 35,38% of companies are advocates, 24.62% are analysts, 23,08%, 16,92% are reactive and surveyors. In relation to assumptions, strategic behavior results obtained statistically significant when compared to the munificent environment: the groups in comparison with the environmental capacity, the second behavior Conant et.al munificence and al-growth and decline, the behavior second Conant et al. and the bounty of opportunity and threat; comparison groups and the bounty of opportunity and threat. On the analysis of variance between strategic behavior and performance, but they are also significant when: comparing behavior and performance satisfaction all three formats of analysis and the performance importance in comparison groups. For comparison with the performance of Munificence was used to interaction analysis, the result was significant when the regression between munificence (growth and decline) and performance importance, and munificence (growth and decline and the opportunity and threat) towards performance-satisfaction. It is concluded that environmental munificence has effect positive toward the behavior and performance in the travel agencies surveyed
Keywords: Comportamento Estratégico
Desempenho Organizacional
Agências de Viagens e Turismo
Munificence
Strategic Behavior
Performance Organizational Agencies Travel and Tourism
Padrões de desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: MUNIZ FILHO, Lineu. O efeito da munificência na relação entre o comportamento estratégico e o desempenho organizacional: um estudo setorial nas agências de viagens de Florianópolis e Balneário Camboriú/SC. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1562
Issue Date: 21-Mar-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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