Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1565
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competência dos alunos egressos de um curso superior do SENAC, sob o enfoque do marketing educacional
metadata.dc.creator: Camargo, Marcio Pires de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as competências dos alunos egressos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, na percepção dos professores e empregadores, sob o enfoque do marketing educacional. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa. Na pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, foi realizada entrevista semiestruturada com o diretor geral e quatro coordenadores da Instituição de Ensino Superior para identificar as ações de marketing. Na segunda etapa do estudo, foi realizada a pesquisa quantitativa, tipo descritiva, por meio de survey. Elaborou-se o questionário com escala do tipo Lickert, de 7 pontos de concordância e foi enviado para 16 professores e 93 empregadores com o objetivo de verificar a percepção das competências dos alunos egressos. A etapa quantitativa da pesquisa foi obtida a partir de estudos que tratam as 21 variáveis constituídas pelos seguintes constructos: conhecimento, habilidades e atitudes do modelo de Braga e Britto (2009). Como resultado, foram identificados as ações e o plano de marketing adotado pela Instituição de Ensino. As respostas na entrevista apresentam semelhança entre si, demonstrando um alinhamento estratégico entre os gestores da Instituição de Ensino Superior sobre as ações de marketing. Na pesquisa quantitativa, por meio da análise descritiva, o resultado permitiu avaliar as competências dos egressos. Na percepção dos professores sobre a competência habilidade, os egressos apresentam deficiência em interpretar textos, falta de objetividade, baixo raciocínio lógico. Na percepção dos empregadores, as deficiências se encontravam em motivação, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, liderança e organização. Foi utilizada a análise fatorial exploratória e confirmatória, além do uso da análise de variância, para as comparações de médias. Os resultados para os três constructos, quando levados em consideração os desvios padrão pela ANOVA das diferenças entre as médias, essas diferenças foram considerados estatisticamente inexistentes. Conclui-se que, empregadores e professores do SENAC visualizam da mesma maneira as competências dos egressos do curso em Tecnologia em Processos Gerenciais
Keywords: Marketing Educacional
Ações de marketing
Competência de alunos
Educational Marketing
Marketing actions
Competence of students
Educação - Marketing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: CAMARGO, Marcio Pires de. Competência dos alunos egressos de um curso superior do SENAC, sob o enfoque do marketing educacional. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1565
Issue Date: 29-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Pires de Camargo.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.