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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A influência do comportamento de inovatividade do consumidor online de eletroeletrônicos em relação ao processo de obsolescência programada
metadata.dc.creator: Neckel, Anderson
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Ricardo Boeing da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a influência do comportamento de inovatividade do consumidor online em relação ao processo de obsolescência programada. A partir da análise teórica dos constructos de inovatividade, comportamento do consumidor e processo de obsolescência programada, foram adotados as seguintes escalas e modelo para a avaliação e construção da pesquisa: a escala Domain Specific Innovativeness (DSI), desenvolvida por Goldsmith e Hofacker (1991), pois se trata de uma linha de pesquisa que enfoca a inovatividade, limitando a um domínio ou a um produto específico, procurando refletir a tendência que o consumidor possui em adotar um produto inovador; a escala New Involvement Profile (NIP) desenvolvida por Jain e Srinivasan (1990), contendo onze itens que analisam o grau de inovatividade do consumidor, pois o perfil de consumidores inovadores pode ser determinado por características comportamentais que levam esses consumidores a serem os primeiros a comprarem um novo produto; e o Modelo de Difusão de Inovações (MDI), proposto por Rogers (1983), para verificar a frequência com que os consumidores adotam determinadas inovações, relacionando com o processo de obsolescência programada. A abordagem da pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, realizada, no primeiro momento, com grupos focais e, após, com levantamento Survey. O público-alvo é composto por consumidores de produtos eletroeletrônicos, comercializados pela internet, bem como por ser residente nos estados do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina. A análise dos dados se deu com base nas análises fatorial exploratória, cluster, regressão linear múltipla e fatorial confirmatória. Os resultados indicam que: (1) o comportamento de inovatividade exerce influência em relação ao processo de adoção de compra; (2) O processo de adoção de compra exerce influência em relação ao processo de obsolescência programada; (3) o processo de obsolescência programada não exerce influência direta sobre o comportamento de inovatividade do consumidor. Dessa forma, pode-se concluir que o comportamento de inovatividade influencia positivamente o processo de obsolescência programada, fator que se confirma a partir do momento em que o consumidor adquire produtos eletroeletrônicos inovadores, fomentando o processo de obsolescência programada
Abstract: This dissertation analyzes the influence of innovative behavior of online consumers in relation to the process of planned obsolescence. Based on a theoretical analysis of the constructs of innovativeness, consumer behavior, and the process of planned obsolescence, several scales and models were adopted for the evaluation and construction of the research: the Domain Specific Innovativeness (DSI) scale, developed by Goldsmith and Hofacker (1991), was used because it is a line of research that focuses on innovativeness limited to a domain or specific product, with the aim of reflecting the consumer‟s tendency to adopt an innovative product; the New Involvement Profile (NIP) scale, developed by Jain and Srinivasan (1990), which contains eleven items that analyze the degree of consumer innovativeness, was used because innovative consumer profile can be determined by behavioral characteristics that lead these consumers to be the first to buy a new product; and the Model of Diffusion of Innovation (MDI), proposed by Rogers (1983), was used to determine the frequency with which consumers adopt certain innovations, relating this factor to the process of programmed obsolescence. The methodological approach is characterized as qualitative and quantitative, with focus groups, followed by a survey. The target audience consists of consumers of electronic products sold on the Internet, living in the states of Rio Grande do Sul or Santa Catarina. The data were analyzed based on exploratory factor analysis, cluster analysis, multiple linear regression, and confirmatory factor analysis. The results indicate that: (1) innovative behavior influences buying behavior; (2) Buying behavior influences the process of planned obsolescence; and 3) the process of planned obsolescence directly influences innovative consumer behavior. Thus, it can be concluded that innovative behavior positively influences the process of planned obsolescence, which is confirmed when the consumer buys an innovative electronic product, fostering the process of planned obsolescence
Keywords: Marketing
Inovatividade
Obsolescência programada
Marketing
Innovativity
Consumer behavior
Planned obsolescence
Comportamento do consumidor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: NECKEL, Anderson. A influência do comportamento de inovatividade do consumidor online de eletroeletrônicos em relação ao processo de obsolescência programada. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1568
Issue Date: 18-Mar-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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