Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1570
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Orientação empreendedora internacional na indústria vinícola do sul do Brasil
metadata.dc.creator: Tonial, Graciele
metadata.dc.contributor.advisor1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Lenzi, Fernando Cesar
metadata.dc.description.resumo: Empresas quando criam estratégias com forte orientação empreendedora em mercados internacionais tendem a possuir competências distintas, como: inovatividade, postura de competitividade agressiva, proatividade, assunção ao risco e uma tendência à exploração de novas oportunidades para estabelecer seus negócios no exterior. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar a orientação empreendedora internacional nas empresas vinícolas internacionalizadas do sul do Brasil. Utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo exploratório e descritivo. Como método adotou o estudo de caso múltiplo, realizado em 10 empresas vinícolas internacionalizadas do sul do país participantes do projeto Wines of Brasil. Os dados foram coletados por pesquisa documental e de campo sendo aplicadas entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti. Os resultados identificaram a presença das dimensões da OEI, com maior destaque para os elementos das categorias das dimensões Inovatividade Internacional e Proatividade Internacional. Na dimensão Assunção ao Risco Internacional fica evidenciado algumas disparidades, pois alguns elementos se apresentam com maior ocorrência que outros. Nas dimensões Agressividade Competitiva e Autonomia Internacional, os elementos são identificados em menor ocorrência, indo ao encontro do conceito de multidimensionalidade de Lumpkin e Dess (1996). As evidências empíricas indicam que os resultados deste estudo corroboram com os achados de Martens (2009) e Freitas et al. (2012) sobre a maior ocorrência de elementos que identificam a prática de gestão em determinadas dimensões da OEI
Abstract: When companies create strategies with strong entrepreneurial orientation in international markets, they tend to have distinct competences, such as: innovativeness, an attitude of aggressive competitiveness, proactiveness, risk-taking, and a tendency to exploit new opportunities to establish their businesses abroad. This study therefore analyzes international entrepreneurial orientation at internationalized wineries in the south of Brazil. It uses a qualitative approach, through a descriptive and exploratory study. The method adopted was a multiple case study, conducted in ten internationalized wineries in the south of the country that are participants in the Wines of Brazil Project. Data were collected through desk and field research, with the application of semi-structured interviews, and content analysis through the Atlas.ti Software. The results identified the presence of the dimensions of IEO, with greater emphasis on the elements of the dimensions International innovativeness and International Proactiveness. In the dimension International Risk-taking, some disparities were found, as some elements had a higher incidence than others. In the dimensions Competitive Aggressiveness and International Autonomy, the elements were identified in lesser frequency, consistent with the concept of multidimensionality of Lumpkin and Dess (1996). The empirical evidence indicates that the results of this study corroborate the findings of Martens (2009) and Freitas et al. (2012) on the higher occurrence of elements that identify management practices in certain dimensions of IEO
Keywords: Orientação Empreendedora
Empreendedorismo Internacional
Internacionalização
Orientação Empreendedora Internacional
Empresas Vinícolas internacionalizadas
Entrepreneurial Orientation
International Entrepreneurship
Internationalization
International Entrepreneurial Orientation
Internationalized Wineries
Empreendimentos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: TONIAL, Graciele. Orientação empreendedora internacional na indústria vinícola do sul do Brasil. 2014. 220 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1570
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graciele Tonial.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.