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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Capacidades de marketing e estratégias ambientais: a busca das empresas pela sustentabilidade ambiental
metadata.dc.creator: Carli, Karen de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ricardo Boeing da
metadata.dc.description.resumo: A Sustentabilidade é uma temática que tem sido inserida na estratégia de gestão das organizações de forma acentuada nos últimos anos. Baseado nesse pressuposto, o objetivo da presente pesquisa consistiu em compreender como as capacidades de marketing contribuem para a geração das estratégias ambientais. A abordagem teórica que foi adotada para desenvolver este estudo centra-se nos conceitos de capacidades de marketing, estratégias ambientais e sustentabilidade ambiental. Foi desenvolvido um estudo de múltiplos casos de cunho qualitativo em duas organizações agroindustriais que atuam na indústria alimentar de resfriados e congelados de proteínas. A pesquisa foi realizada em setembro de 2013, onde foram entrevistados profissionais das áreas de recursos humanos, gestão ambiental, comunicação e gestão estratégica. Para a realização das entrevistas, foram utilizados dois instrumentos, sendo um deles (questionário com perguntas abertas), especificamente sobre as onze capacidades de marketing analisadas neste estudo e o outro (roteiro semiestruturado) sobre as estratégias ambientais e capacidades de marketing. Além das entrevistas, foi realizada a análise do relatório anual (2012) das duas empresas. As análises consistiram no cruzamento das três fontes de evidências, que permitiu constatar que as capacidades de marketing contribuem de forma consistente para a geração de estratégias ambientais. Foi possível compreender que elas funcionam como catalisador das estratégias ambientais, para viabilizá-las no ambiente interno e externo da organização. As capacidades de planejamento estratégico, distribuição da informação, gestão de relacionamento com o cliente, gestão de produtos e marcas e gestão da inovação, resultaram como fundamentais para o desenvolvimento de estratégias ambientais. A primeira, para planejar o futuro da empresa, considerando a questão ambiental. A segunda, para integrar a variável ambiental nos diferentes setores da empresa e propiciar que cada um saiba qual é o seu papel. A terceira, para manter o bom relacionamento com os parceiros que viabilizam a questão ambiental. A quarta, para divulgar o posicionamento verde da empresa, e a última, para a conquista de novos mercados, que muitas vezes são formados por clientes mais exigentes e conscientes da sustentabilidade do planeta. Este estudo pode ajudar os gestores a analisar o cenário competitivo e remodelar as oportunidades e ameaças que as empresas enfrentam, e também serve para rever como devem pensar, agir, gerenciar e competir, no processo pela busca da sustentabilidade ambiental
Abstract: Sustainability is a topic which was been inserted in the management strategies of organizations in a highlighted way over the past years. Base on this thought, the objective of this research consisted of understanding how the marketing capabilities contribute to the creation of environmental strategies. The theoretical approach that was adopted to develop thi study focuses on the concepts of marketing capabilities, environmental strategies and environmental sustainability. It was developed a multiple-case study of qualitative characteristics in two agribusiness organizations which work in the food industry of cooled and frozen of protein. The research took place in September, 2013, in which professionals in the human resources area, environmental management, communication and strategic management were interviewed. For the interviews, it was used two tools; one of them (questionnaire with open questions), specifically about the eleven marketing capabilities analyzed in this study, and the other (semi structured guide) about the environmental strategies and marketing capabilities. Beyond the interviews, the two companies annual record analysis (2012) was accomplished. These analyses consisted in the network of the three evidence sources, which allowed certifying that the marketing capabilities contribute in a strong way to the creation of environmental strategies. It was possible to understand that they work as a stimulus to environmental strategies, to enable them in the organization s inside and the outside environment. The capabilities of strategic planning, information distribution, management of relationship with the client, management of products and brands, and management of innovation resulted as fundamental to the development of environmental strategies. The first, to plan the company s future, considering the environmental issue. The second, to integrate the environmental variant in the different sections of the company and to ensure that each one know their own role. The third, to maintain the good relationship with the partners that provide the environmental issue. The fourth, to disclose the company s green positioning, and the last, to the achievement of new markets, which, often, are constituted of more demanding clients who are conscious of the planet s sustainability. This study can help the managers to analyze the competitive scenery and improve the opportunities and threats that the companies face, and also works to review how they must think, act, manage and compete, in the process of the environmental sustainability search
Keywords: Capacidades de marketing
Estratégias Ambientais
Sustentabilidade ambiental
Setor agroindustrial
Agronegócio
Marketing capabilities
Environmental strategies
Environmental sustainability
Agri-industrial sector
Agribusiness
Agroindústria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: CARLI, Karen de. Capacidades de marketing e estratégias ambientais: a busca das empresas pela sustentabilidade ambiental. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1571
Issue Date: 13-May-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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