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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Orientação para aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional em meios de hospedagem
metadata.dc.creator: Werlang, Nathália Berger
metadata.dc.contributor.advisor1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Lenzi, Fernando Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.description.resumo: Percebendo o conhecimento como um fator de sucesso para as empresas, a orientação para a aprendizagem é considerada como um atributo importante para as empresas e que pode auxiliá-las na criação da inovatividade organizacional. Esta, por sua vez, é definida como uma característica inerente da organização disposta a inovar, que está relacionada com a capacidade da empresa em se engajar em novas ideias a fim de utilizá-las na sua empresa. Desta forma, estas duas características, a orientação para a aprendizagem e a inovatividade organizacional podem ser consideradas como influenciadoras para um melhor desempenho das empresas. Neste sentido, este estudo objetivou avaliar o relacionamento entre orientação para a aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional nos meios de hospedagem de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos utilizados para obter respostas aos objetivos que orientaram este estudo seguiram as etapas do método survey, com características de um estudo de natureza descritiva. Para avaliação da relação entre os construtos, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. O universo do estudo foi composto por 2.499 meios de hospedagem do estado de Santa Catarina, e a amostra final compreendeu 162 questionários válidos. Os testes realizados, inicialmente, por meio da análise fatorial exploratória permitiram identificar a unidimensionalidade e confiabilidade das escalas, e a partir disso consentiu a elaboração do modelo estrutural final, o qual apresentou 24 variáveis observáveis. Os resultados evidenciam que: (1) a orientação para aprendizagem exerce uma influência positiva e direta sobre a inovatividade organizacional; (2) a inovatividade organizacional não influencia significativamente o desempenho organizacional; (3) a orientação para aprendizagem não possui relacionamento positivo com o desempenho organizacional. Desta forma, pode-se concluir que a orientação para aprendizagem influencia positivamente a inovatividade organizacional, entretanto, estas duas não são responsáveis por determinar um melhor desempenho organizacional nos meios de hospedagem catarinenses
Keywords: Orientação para aprendizagem
Inovatividade organizacional
Desempenho organizacional
Meios de hospedagem
Modelagem de equações estruturais
Learning orientation
Organizational innovativeness
Organizational performance
Lodgings
Structural equation modeling
Desenvolvimento organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: WERLANG, Nathália Berger. Orientação para aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional em meios de hospedagem. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1572
Issue Date: 17-Feb-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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