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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ESTRATÉGIAS E STAKEHOLDERS EM ORGANIZAÇÕES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC
Other Titles: Strategies and Stakeholders in Organizations related to the Civil Construction Industry of Balneário Camboriú SC
metadata.dc.creator: Procopiak Filho, José Ademar
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoffmann, Valmir Emil
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maurício Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo teve como objetivo analisar as estratégias organizacionais e os stakeholders no Setor de Edificações da Indústria da Construção Civil no município de Balneário Camboriú SC, segundo as tipologias Porter (1986) e Ansoff (1990). Em termos de enfoque teórico, utilizou-se os trabalhos relacionados aos stakeholders de Stonner; Freeman (1985); e Frooman (1999); e sobre as estratégias genéricas a obra de Porter (1986) para atingir esse objetivo. De modo que identificou-se a predominância dessas estratégias nas organizações, os stakeholders do ambiente organizacional externo e interno, seus graus de influência, e as estratégias de influência que os principais stakeholders podiam adotar. A falta de estudos sobre a Indústria da Construção Civil e a importância dela para Balneário Camboriú justificaram o trabalho. O trabalho, de cunho predominantemente quantitativo, realizou-se através de pesquisa em 29 das organizações do setor de edificações, que estavam ativas, e edificando obras no período de Janeiro de 2003 a Dezembro de 2005. Em decorrência da análise nessas organizações, pôde-se constatar que a principal estratégia empregada era a estratégia de diferenciação. Verificou-se que 22 stakeholders do ambiente externo, e 4 stakeholders do ambiente interno podiam usar estratégias de influência de modo a afetar a tomada de decisão nessas organizações. Foi feita uma associação, através da utilização do coeficiente de contingência, entre os stakeholders, as estratégias genéricas, e as estratégias de influência que os stakeholders podiam usar. Dessa forma, observou-se que os stakeholders do ambiente externo com forte associação foram: os clientes; e o governo municipal. Assim como, os com associação moderada foram: os fornecedores de concreto; os fornecedores de aço; os fornecedores de elevadores; os fornecedores de tinta ou de serviços de pintura; os fornecedores de cerâmica; os fornecedores de mão de obra; os outros fornecedores; os engenheiros civis terceirizados; os arquitetos terceirizados; os bancos; os funcionários terceirizados; o governo estadual; o governo federal; os concorrentes; as imobiliárias e os corretores; e os proprietários de terrenos para edificação. Os stakeholders do ambiente interno com forte associação foram: os funcionários da organização. Igualmente, os com associação moderada foram: os engenheiros civis da organização; os arquitetos da organização; e os sócios da organização. O estudo não denota evidências que possam afirmar que a adoção das estratégias genéricas possa obter uma posição de defesa em longo prazo contra o poder de influência dos fornecedores a ponto de garantir um desempenho mais favorável nas organizações pesquisadas. Os dados obtidos nessas organizações parecem enfatizar a necessidade de inclusão da teoria dos stakeholders na análise das estratégias organizacionais.
Abstract: This study sought to analyze the organizational strategies in the Apartment Construction sector of the Civil Construction Industry, in the town of Balneário Camboriú SC. In terms of theoretical background, it uses the works of Stonner; Freeman (1985); and Frooman (1999), on the subject of stakeholders, and the works of Porter (1986) on management strategies, to achieve this objective. It identifies the predominance of these strategies in the organizations, the stakeholders of the external and internal organizational environment, their levels of influence, and the strategies of influence that could be adopted by the main stakeholders. This study is justified by the lack of studies on the Civil Construction Industry, and its importance to Balneário Camboriú. The work, which is of a predominantly quantitative type, was carried out through research in 29 of the organizations in the construction sector, which were actively carrying out construction works during the period January 2003 to December 2005. As a result of the analysis in these organizations, it can be observed that the main strategy used was that of differentiation. It was also observed that 22 stakeholders of the external environment, and 4 stakeholders of the internal environment, may use strategies of influence in a way that affects the decision making process within these organizations. Through the use of the coefficient of contingency, an association was made between the stakeholders, the management strategies and the strategies of influence that the stakeholders may use. Thus, it was observed that the stakeholders of the external environment with a strong association were: the clients; and the municipal government. Those with a moderate association were: concrete suppliers; steel suppliers; elevator suppliers; paint suppliers, or painting services; paint suppliers or painting services; ceramics suppliers; suppliers of labor; other suppliers; outsourced civil engineers; outsourced architects; banks; outsourced employees; state government; federal government; competitors; real estate agents and brokers; and land owners of building land. The stakeholders of the internal environment with a strong association were: The employees of the organization. Others with a moderate association were: the civil engineers of the organization; the architects of the organization; and the partners of the organization. The study found no evidence that adopting these management strategies can defend the company, in the long term, against the power of influence of the suppliers to the extent of guaranteeing an improvement in performance in the organizations studied. The data obtained in these organizations appear to emphasize the need to include the theory of the stakeholders in the analysis of organizational strategies.
Keywords: estratégias
stakeholders
estratégias de influência
construção civil
strategies
stakeholders
strategies of influence
civil construction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: PROCOPIAK FILHO, José Ademar. Strategies and Stakeholders in Organizations related to the Civil Construction Industry of Balneário Camboriú SC. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1574
Issue Date: 22-Aug-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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