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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Redes de empresas em supermercados: um estudo das relações entre a empresa, seus concorrentes e seus fornecedores, na percepção dos empresários
metadata.dc.creator: Laimer, Claudionor Guedes
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoffmann, Valmir Emil
metadata.dc.contributor.referee1: Bandeira-de-mello, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Cleverson Renan da
metadata.dc.contributor.referee3: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem o objetivo de analisar as relações entre a empresa, seus concorrentes e seus fornecedores nas redes de empresas em supermercados na percepção dos empresários. Essa análise baseou-se nas perspectivas teóricas da visão baseada em recursos, economia dos custos de transação e redes de empresas. O estudo tem como enfoque os supermercados da cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se pela natureza quantitativa com estratégia de levantamento de dados, utilizando a técnica de coleta de dados primários, por meio de questionário estruturado. A amostra representativa foi de 105 supermercados, sendo 40 supermercados associados às redes de empresas e 65 supermercados não associados. Os supermercados associados representam quatro redes de empresas: Super útil, Super Passo, De Casa e Ponto Certo. Na análise e interpretação dos dados utilizou-se a estatística descritiva e inferencial (matriz de correlação de Pearson, análise fatorial e teste de significância). Os resultados revelam diferenças significativas em termos de recursos, em especial, as relações de confiança e de cooperação, que possibilitam criar ou ampliar as vantagens competitivas para as empresas, evidenciadas através do desempenho empresarial. As diferenças significativas entre as empresas de dentro das redes e aquelas que estão fora das redes são observadas nas relações com os concorrentes e nas relações com os fornecedores. As relações de cooperação com os concorrentes geram benefícios nas atividades de compras e de promoções, ao passo que as relações de cooperação com os fornecedores ocorrem em menor intensidade, provavelmente, pelo fato de as redes serem mais horizontais do que verticais. Por outro lado, os resultados também indicam que a confiança representa um recurso estratégico para as empresas, visto que reforça as relações de cooperação. Essa confiança advém das relações com concorrentes e com fornecedores e está baseada na reputação, na relação entre os proprietários, na vantagem econômica e na participação em associações. A vantagem competitiva das empresas está demonstrada na avaliação do desempenho empresarial, revelando que os retornos das empresas de dentro das redes são superiores à média das empresas do segmento supermercadista. Por fim, evidencia-se que o recurso confiança reduz os custos de transação, os quais viabilizam a cooperação entre as empresas, gerando recursos externos para as empresas da rede.
Abstract: The objective of this study is to analyse the relations between a company, its constestants and its suppliers in the companies networks under the perception of entrepreneurs. This analysis was based on the theoretical perspectives of the resource-based view, transaction costs economics and companies networks. This study focus on supermarkets in Passo Fundo, in the state of Rio Grande do Sul. The research is characterized by the quantitative nature with databank strategy, using the technic of collecting primary data by means of structured questionaire. It was made a test with 105 supermarkets, since that 40 supermarkets were associated to the companies networks and 65 were not associated to it. The associated supermarket represent four networks of companies: Super Útil, Super Passo, De Casa and Ponto Certo. In the analysis and interpretation of data it was used the descriptive and inferencial statistics (Pearson s correlation matrix, factorial analysis and significance test). The results reveal significant differences in terms of assets, in special, the relations of trust and cooperation that makes possible to create or enlarge the competitive advantages to companies, demonstrated through the company performance. The significant diffrences between the companies inside the networks and those that are outside it are observed in the relation between the concurrence and the suppliers. The relations of cooperation with the concurrence create benefits in purchasing and promotion activities, while the relations of cooperation with the suppliers occur with less intensity, probably due to the fact of networks are more horizontal than vertical. Otherwise, the results also indicate that the trust represents an strategic resource to companies, since that reinforces the relations of cooperation. This trust comes from the relations with the concurrence and supliers and it is based on the reputation, on the relation between owners, in the economic advantage and on the participation in associations. The competitive advantage of the companies is demonstrated in the evaluation of the company performance, revealing that the profit from the companies inside the networks are superior to the average from those of the supermarket segment. Finally, it is evident that the trust resource decreases transaction costs, which facilitates the cooperation between the companies, creating external resource to networks companies.
Keywords: redes de empresas
supermercado
confiança
cooperação
company networks
supermarket
trust
cooperation
Administração de empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: LAIMER, Claudionor Guedes. Redes de empresas em supermercados: um estudo das relações entre a empresa, seus concorrentes e seus fornecedores, na percepção dos empresários. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1576
Issue Date: 12-Dec-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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