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metadata.dc.type: Dissertação
Title: IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA CONSTRUÇÃO SOB O ENFOQUE DE PALÁCIO, MENESES E PEREZ
metadata.dc.creator: Ferraz, Jucelino Jorge
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Elaine
metadata.dc.contributor.referee3: Gimenez, Fernando Antonio Prado
metadata.dc.description.resumo: Cada vez mais, no planejamento marketing das organizações precisa-se levar em consideração as percepções de seus clientes, as quais se traduzem na imagem que os consumidores fazem da organização. Esta imagem é fator primordial na tomada de decisão, principalmente no que se relaciona ao planejamento de marketing da instituição, estando relacionada com as expectativas a respeito do produto ou serviço prestado. Com o objetivo de analisar a imagem de uma instituição de ensino superior (IES), situada no Meio Oeste catarinense, realizou-se uma pesquisa com 273 egressos de diferentes cursos, no período compreendido entre 02 de janeiro a 10 de fevereiro de 2006. Especificamente, o estudo identificou a imagem da IES analisada em seus aspectos: cognitivo, afetivo e global, na percepção dos egressos de 2004; levantou o grau de satisfação dos egressos de 2004 da IES em questão, levando em consideração as suas expectativas; verificou a correlação entre a imagem percebida e a satisfação do egresso de 2004, conforme a segmentação por área do conhecimento, por cursos e variáveis socioeconômicas dos egressos. A pesquisa de natureza quantitativa foi desenvolvida por meio de um levantamento e a amostra foi escolhida de um universo composto de 854 egressos de forma estratificada por cursos, proporcionalmente ao tamanho da amostra e escolhidos de maneira aleatória e por sorteio. Foram definidas oito hipóteses com a finalidade de verificar a existência de correlação entre a imagem da IES e a satisfação dos egressos e, ainda, destas com as variáveis socioeconômicas dos mesmos. Os resultados demonstraram que: 1) A imagem da IES, embora positiva, ainda é limitada em quase todas as variáveis dos componentes cognitivo, afetivo e global, pois suas médias variaram entre -0,04 e 1,89, em uma escala que ia de -3 a + 3; 2) A satisfação dos egressos com a IES apresentouse em nível médio, com médias entre 4,46 e 4,73, em uma escala de 7 pontos; 3) Os testes de hipóteses realizados confirmaram que a imagem cognitiva influenciou positivamente a imagem afetiva e ambas influenciaram a imagem global e a satisfação dos egressos com a IES estudada. Estes testes revelaram também não haver correlação entre a imagem, a satisfação e as variáveis de segmentação dos entrevistados, como renda, faixa etária, sexo, área do conhecimento e cursos.
Abstract: It is becoming increasingly important in the marketing planning of organizations to take into consideration the clients perceptions, which are translated in the consumers image of the organization. This image is a factor of paramount importance in decision-making, in terms of the marketing planning of the institution, and is related to the expectations of the product provided. With the objective of analyzing the image of an institute of higher education (IHE) located in the central west region of the State of Santa Catarina, a study was carried out with 273 former students from different courses, in the period 2nd January to 10th February 2006. In particular, the study identified the image of the IHE analyzed in its various aspects: cognitive, affective and global, in the perceptions of the 2004 graduates; it investigated the level of satisfaction of the 2004 graduates of the IEH in question, taking into consideration their expectations; it determined the correlation between perceived image and the satisfaction of the 2004 graduates, according to the segmentation by area of knowledge, courses and socioeconomic variables of the graduates. This quantitative study was carried out by means of an investigation and the sample was selected from a total of 854 graduates, stratified by courses, in proportion to the sample size, and selected at random and by a draw. Eight hypotheses were defined, in order to determine whether there was any correlation between the image of the IHE and the satisfaction of the graduates, and between this and the socioeconomic variables of the graduates. The results show that: 1) The image of the IHE, although positive, is still limited in almost all the variables for the cognitive, affective and global components, since their averages varied between -0.04 and 1.89, on a scale of -3 to + 3; 2). The satisfaction of the graduates was average, with averages of between 4.46 and 4.73, on a 7-point scale; 3) The tests of hypotheses carried out confirm that the cognitive image positively influenced the affective image, and both influence the global image and satisfaction of the graduates of the IHE studied. These tests also reveal that there is no correlation between image, satisfaction and the variables of segmentation of the interviewees, such as income, age group, sex, area of knowledge and course.
Keywords: marketing
imagem corporativa
comportamento do consumidor
satisfação do consumidor
ensino superior
marketing
corporate image
consumer behavior
consumer satisfaction
higher education
Ensino superior - Administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: FERRAZ, Jucelino Jorge. IMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA CONSTRUÇÃO SOB O ENFOQUE DE PALÁCIO, MENESES E PEREZ. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1577
Issue Date: 18-Aug-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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