Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1578
metadata.dc.type: Dissertação
Title: IMAGEM CORPORATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO
metadata.dc.creator: Tomio, Janaina Lorenzi
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Gimenez, Fernando Antonio Prado
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Elaine
metadata.dc.description.resumo: Os desafios que caracterizam o ambiente em que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão operando têm provocado modificações no sistema educacional do país. Embora essas modificações tenham permitido a democratização do acesso ao ensino superior, também propiciaram o crescimento desordenado do número de vagas ofertadas nas universidades particulares, aumentando a competitividade no sentido de atrair e manter o número de alunos necessários para ocupar a capacidade instalada na instituição. Portanto, a realização de estudos sobre a imagem corporativa se tornou necessária, de vez que a imagem positiva de uma universidade influencia a satisfação dos diversos públicos com as quais a mesma se relaciona, e é uma ferramenta estratégica fundamental que possibilita maior competitividade para as organizações, permitindo a atração de novos alunos, e fortalecendo a permanência dos já existentes. Assim, este estudo tem por objetivo geral analisar a imagem corporativa e a satisfação dos alunos de Administração de uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina. Para alcance desse objetivo realizou-se um levantamento de caráter exploratório-descritivo, com o universo de 2842 alunos dos cursos de Administração, distribuídos pelos cinco campi da universidade, matriculados no segundo semestre letivo de 2005. A pesquisa foi aplicada aos estudantes em sala de aula, resultando numa amostra de 1536 respondentes. A análise de dados foi feita por meio de tabelas de distribuição de freqüência, média e desvio-padrão, cruzamento dos dados, teste ANOVA, teste de Turkey e Análise Fatorial de Correspondência Múltipla - AFCM. Os resultados evidenciaram que nenhuma variável que compõe a imagem corporativa da instituição destacou-se positivamente de forma expressiva, pois as médias das avaliações variaram entre 2,68 e 4,95 numa escala de seis pontos, revelando uma imagem de nível apenas regular. Com relação à satisfação dos estudantes com o serviço educacional oferecido, esta apresenta também um índice mediano, de vez que os resultados da avaliação das diferentes variáveis situaram-se entre 4,42 e 7,67, numa escala de dez pontos. Os dados da pesquisa mostraram que existem diferenças significativas entre as percepções de imagem e satisfação quando os alunos foram segmentados por variáveis sócio-demográficas, e possibilitou a rejeição das hipóteses nulas, demonstrando que os componentes cognitivos e afetivos da imagem são associados à satisfação e que a imagem percebida pelos discentes de uma universidade depende de sua satisfação. Essas evidências poderão auxiliar o novo posicionamento da universidade no mercado frente ao cenário competitivo que as IES estão enfrentando atualmente, à medida que indica as variáveis que precisam ser aperfeiçoadas a fim de melhorar a imagem corporativa da organização e a satisfação dos alunos com os serviços educacionais oferecidos.
Keywords: marketing educacional
imagem corporativa
comportamento do consumidor
educational marketing
corporate image
consumer behavior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: TOMIO, Janaina Lorenzi. IMAGEM CORPORATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO. 2006. 212 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1578
Issue Date: 18-Aug-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaina Lorenzi Tomio.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.