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metadata.dc.type: Dissertação
Title: RESPONSABILIDADE SOCIAL E IMAGEM CORPORATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE
metadata.dc.creator: Stadler, Adriano
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Elaine
metadata.dc.contributor.referee2: Gimenez, Fernando Antonio Prado
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a imagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Curitiba, PR, sob a perspectiva da responsabilidade social (RS), com base nas dimensões econômica, legal, ética e filantrópica propostas por Carroll (1979; 1991). Especificamente, este trabalho visa: a) identificar a concepção que os dirigentes da organização têm sobre o significado de RS e quais as ações socialmente responsáveis realizadas pela IES; b) verificar a percepção dos docentes da IES em relação às ações de responsabilidade social desenvolvidas; c) identificar a imagem que o corpo docente possui da IES, em termos de seus aspectos cognitivo, afetivo e global; d) observar a existência de percepções significativamente diferentes entre os docentes conforme sua idade, sexo, escolaridade, renda e tempo de permanência na IES; e) verificar a associação existente entre a percepção dos docentes em relação à responsabilidade social da IES e a imagem percebida da instituição. Nesta investigação, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem quali-quantitativa, a qual se efetivou por meio de análise documental e de questionários aplicados a dirigentes e a 60 docentes da empresa estudada. Posteriormente, os dados levantados foram analisados por meio de estatística paramétrica e não paramétrica. Os resultados mostram que, para os gestores, o significado de responsabilidade social não contempla todas as dimensões propostas por Carroll (1979, 1991), uma vez que questões econômicas, éticas e filantrópicas não são reconhecidas como responsabilidade social da organização. Apenas a responsabilidade legal é observada pelos dirigentes da IES. O único projeto social existente na IES é a Faculdade Aberta para a Terceira Idade . As demais ações desenvolvidas pela IES, como as voltadas ao público interno, não são consideradas responsabilidade social da empresa pelos gestores. Os docentes percebem as responsabilidades econômica, ética e filantrópica de forma moderada, com médias de 4,48, 4,52 e 4,43 respectivamente, numa escala de 6 pontos, ao passo que a responsabilidade legal é vista com maior intensidade (5,04). A imagem afetiva (3,85) é percebida de forma inferior à cognitiva (4,12) e a imagem global é reconhecida com média intensidade (3,78). Dados pessoais dos entrevistados, como idade e tempo de trabalho na empresa, interferem significativamente na formação da imagem da instituição que estes têm no que diz respeito à responsabilidade social. Os resultados da pesquisa, obtidos através dos testes estatísticos, permitem concluir que a percepção das ações socialmente responsáveis da IES que os docentes têm influencia a formação da imagem da organização, à exceção da percepção referente à responsabilidade econômica, a qual, constatou-se, não influencia a imagem afetiva da organização.
Abstract: The overall objective of this study is to analyze the image of a private Higher Education Institution (HEI) in the city of Curitiba, PR, from a perspective of social responsibility, based on the economic, legal, ethical and philanthropic dimensions proposed by Carrol (1979 ,1991). In particular, it seeks to: a) identify the views of managers of the organization on the theme of social responsibility, and the socially responsible actions taken by the HEI; b) discover the views of the HEI teaching staff in relation to the social responsibility programs established c) identify the image the teaching body has of the HEI, in terms of its cognitive, affective and global aspects; d) determine the existence of widely divergent views among the teaching staff, according to their age, level of education and length of service with the HEI; and e) determine the association between the teachers views on social responsibility, and their perceived image of the institution. In this investigation, an exploratory, descriptive study was carried out, using qualitative and quantitative approach, through documentary analysis and questionnaires, which were applied to the managers and to 60 teachers of the organization studied. The data were then analyzed using parametric and non-parametric statistics. The results show that for the managers, the meaning of social responsibility does not cover all the dimensions proposed by Carrol (1979-1991), as the economic, ethical, and philanthropic issues are not perceived as being the social responsibility of the organization. Only legal responsibility was recognized among the HEI managers. The only social project to be implemented in the HEI is the Faculdade Aberta para a Terceira Idade Open College for Senior Citizens. The other actions carried out by the HEI, such as those geared towards the internal public are not considered, by the managers, to be the company s social responsibility. The teachers gave moderate recognition to the economic, ethical and philanthropic responsibility, with average scores of 4.48, 4.52 and 4.43 for these aspects, respectively, on a 6-point scale. Meanwhile, legal responsibility was given more weight, with a score of 5.05. The affective image (3.85) is given less weight than the cognitive (4.12), and the global image is attributed medium weight (3.78). Personal information such as age and length of time working for the company had a significant influence on formation of the image of the institution, in relation to the issue of social responsibility. The results of the research, obtained by statistical tests, led to the conclusion that the teachers` perceptions of socially responsible actions by the HEI influences the formation of the organization s image, with the exception of economic responsibility, which, it was observed, does not influence the affective image of the organization.
Keywords: responsabilidade social
imagem corporativa
instituições de ensino superior
social responsibility
corporate image
higher education institutions
Responsabilidade social da emprea
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: STADLER, Adriano. RESPONSABILIDADE SOCIAL E IMAGEM CORPORATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1591
Issue Date: 25-Jun-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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