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metadata.dc.type: Dissertação
Title: RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRÁFOS DIIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA: um estudo do clima organizacional e do balanço social na percepção dos stakeholders internos
metadata.dc.creator: Martins, Mariangela Kretzer
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Elaine
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: A Responsabilidade Social é um novo aspecto que deve estar inserido entre os objetivos e estratégias das organizações. Nos processos de avaliação empresarial, verifica-se que, além da análise econômico-financeira, existe por parte de algumas organizações a preocupação com os efeitos sociais de suas estratégias. Entretanto, mensurar a Responsabilidade Social tem sido um desafio enfrentado pelas organizações pela complexidade do tema e diversidade de ações realizadas. Entre os indicadores disponíveis, o Balanço Social é um instrumento que permite mensurar o desempenho da organização na área social, assim como a pesquisa de Clima Organizacional. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a Responsabilidade Social da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a partir dos indicadores sociais internos. A pesquisa, classificada como exploratóriodescritiva, teve como estratégia um estudo de caso. A coleta dos dados deu-se em fontes secundárias balanços sociais da ECT, pesquisa de clima e pesquisa de satisfação sobre os benefícios da empresa e em fontes primárias entrevistas com stakeholders internos da DR/SC. Os dados coletados foram trabalhados na seguinte ordem: a) estudo dos balanços sociais da ECT e do Setor de Telecomunicações dos anos de 2004 e 2005; b) análise das pesquisas de Clima Organizacional da DR/SC dos anos de 2004 e 2005; c) cruzamento dos dados dos balanços sociais da ECT e das pesquisas de Clima Organizacional da DR/SC; d) estudo da pesquisa de satisfação de benefícios da DR/SC de 2006; e e) análise dos discursos dos entrevistados. Foram estabelecidos critérios de análise baseados nos indicadores sociais internos do modelo de Balanço Social IBASE. Analisou-se a correlação dos investimentos per capita dos balanços sociais da ECT com os do setor de telecomunicações, além da correlação dos investimentos dos balanços da ECT com o índice de favorabilidade da pesquisa de Clima Organizacional, utilizando a teoria de correlação linear de Pearson. Ao final, fez-se uma triangulação de dados da pesquisa, com os resultados das entrevistas. As conclusões deste estudo resultaram na identificação da percepção do público interno da DR/SC, revelando uma satisfação positiva em alguns indicadores pesquisados e focos de insatisfação naqueles relacionados às condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional, e remuneração. Ficou evidenciado que, apesar de a ECT demonstrar em seus balanços sociais a manutenção dos investimentos nos indicadores sociais internos, as pesquisas de Clima Organizacional e de satisfação com os benefícios, bem como as entrevistas realizadas mostraram que os stakeholders internos percebem as distorções entre discurso e prática da empresa.
Abstract: Social responsibility is a new aspect that must be included among the objectives and strategies of organizations. In the processes of company evaluation, it is seen that beyond the economic and financial aspects, some organizations are also concerned with the social effects of their strategies. However, measuring social responsibility has been a challenge facing organizations, due to the complexity of the subject and diversity of the actions involved. Among the available indicators, the Social Responsibility Disclosure in the Annual Report is a tool that enables us to measure the performance of the organization in the social area, and to study the organizational climate. Thus, the general objective of this work was to analyze the Social Responsibility of the Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) in relation to the internal social indicators. It is classified as an exploratory and descriptive study, with the strategy of case study. The data was collected from secondary sources: Social Responsibility Disclosure of ECT, climate research, and satisfaction research on the benefits of the company; and from primary sources: Interviews with internal stakeholders of the DR/SC (Regional Directors of Santa Catarina). The data collected was analyzed in the following order: a) a study of the Social Responsibility Disclosure of ECT and the telecommunications sector, for the years of 2004 and 2005; b) research analysis on the organizational climate of the DR/SC for the years 2004 and 2005; c) cross-referencing of the data from the Social Responsibility Disclosure of ECT and the research on organizational climate of the DR/SC; d) study of the research on satisfaction in relation to the benefits of the DR/SC for 2006; and e) analysis of the responses given by the interviewees. The criteria for analysis were established, based on the internal social indicators of the IBASE model of Social Responsibility Disclosure. The correlation was analyzed, between investments per capita of the Social Responsibility Disclosure of ECT, and those of the Telecommunications sector in general, and also the correlation between investments of the Social Responsibility Disclosure of ECT and the favorability index obtained in the research on organizational climate, using Pearson s theory of linear correlation. At the end, all the research data was cross-checked against the results of the interviews. The conclusions of this study resulted in the identification of the perception of the internal public of the DR/SC, revealing a positive level of satisfaction with some of the indicators studied, but with areas of dissatisfaction related to the working conditions, education and professional development, and remuneration. It was also demonstrated that although the ECT demonstrates in its Social Responsibility Disclosure the maintenance of the investments in the internal social indicators, research on organizational climate and satisfaction with the benefits, as well as the internal interviews carried out, demonstrate that the internal stakeholders perceive a discrepancy between the discourse and the actual practice of the company.
Keywords: balanço social
clima organizacional
percepção dos stakeholders internos
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
social responsibility disclosure
organizational climate
perceptions of internal stakeholders
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
Responsabilidade social da empresa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: MARTINS, Mariangela Kretzer. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRÁFOS DIIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA: um estudo do clima organizacional e do balanço social na percepção dos stakeholders internos. 2007. 217 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1594
Issue Date: 15-Aug-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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