Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1599
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cooperativismo, gestão e educação: um estudo de caso numa cooperativa agroindustrial
metadata.dc.creator: Halicki, Zélia
metadata.dc.contributor.advisor1: Boeira, Sérgio Luís
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Lucila Maria de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo orienta-se no sentido de analisar a forma pela qual a educação para o cooperativismo tem sido desenvolvida na C.Vale - Cooperativa Agroindustrial, no estado do Paraná. Buscou-se fundamentar estas interlocuções nos documentos relativos ao material didático do Comitê de Educação da C.Vale, na investigação de como os gestores deste Comitê percebem os obstáculos da sua própria atividade e nos aspectos mais relevantes da opinião dos cooperados sobre a atividade educativa dos Comitês. Dentro de uma abordagem crítica, este estudo foi construído especialmente com base em autores que apresentam uma insatisfação com o modelo de construção do conhecimento da ciência moderna (clássica), que se revela insuficiente para a análise da dinâmica da complexidade da realidade atual e autores que mostram um descontentamento com o modelo de análise das organizações que se fundamenta numa noção convencional ou neoclássica de economia. Esses mesmos autores propõem um outro olhar para as práticas econômicas. São autores que denunciam o descompasso entre as necessidades de uma economia voltada para emancipação humana e a inadequação e deficiência de métodos de análise fundamentados na racionalidade instrumental comumente utilizados nas pesquisas. O presente estudo é de natureza qualitativa e de caráter exploratório e interpretativo. Quanto à estratégia de pesquisa, define-se como estudo de caso. Evidenciou-se que os processos educativos adotados pela C.Vale têm um caráter instrumental e doutrinário e estão subordinados aos interesses sociais, econômicos, políticos e ideológicos postos pelo atual modelo de desenvolvimento
Abstract: This study focuses on analyzing the way in which education for the system of cooperatives has been developed at C.Vale Cooperativa Agroindustrial, in the State of Paraná. The interlocutions were based on documents related to the teaching material of the C. Vale Education Committee (Comitê de Educação da C. Vale), in an investigation on how managers of this Committee perceive the challenges facing their activity, and the most important aspects, in the views of the cooperative members, in the educational activity of the Committees. Within a critical approach, this study was specially designed based on authors who demonstrate some dissatisfaction with the model of construction of knowledge of modern science (classical), which is insufficient for analyzing the dynamics of the complexity of the current reality, and authors who show a dissatisfaction with the model of analyzing organizations based on a conventional or neoclassical notion of economy. These same authors propose another perspective of economic practices. These are authors who reject the discrepancy between the needs of an economy which is focused on the emancipation of human beings, and the inadequate methods of analysis - based on instrumental rationality - that are normally used in research. This is a qualitative, exploratory and interpretative study. In terms of research strategy, it is defined as a case study. It was evident that the educational processes adopted by C. Vale are instrumental and doctrinal in nature, and are subordinated to social, economic, political and ideological interests, imposed by the current model of development
Keywords: cooperativismo
educação
complexidade
cooperative system
education
complexity
análise das organizações
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: HALICKI, Zélia. Cooperativismo, gestão e educação: um estudo de caso numa cooperativa agroindustrial. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1599
Issue Date: 11-Jul-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zelia Halicki.pdf446,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.