Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1617
metadata.dc.type: Dissertação
Title: MUDANÇA ESTRATÉGICA, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFECÇÃO CATARINENSE
metadata.dc.creator: Magalhães, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Cancellier, Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maurício Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.description.resumo: O estudo sobre mudança organizacional na adoção de estratégias tem crescido de importância tanto na academia como no meio empresarial. Isso ocorre, principalmente, devido ao acirramento da competitividade e das constantes mudanças do ambiente externo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças adotadas por uma pequena empresa de confecção na formulação de estratégias de diferenciação. Para isso, a pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa descritiva, em um estudo de caso longitudinal, com a metodologia de Pettigrew (1987), analisando as três dimensões das mudanças estratégicas: processo, contexto e conteúdo, dos momentos em que houve significativas mudanças. Desta forma, procurou-se buscar o entendimento do comportamento estratégico com o modelo de Miles e Snow (1978), e o processo de formulação de estratégias com os modelos de Mintzberg (1973) e Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), dando suporte para a compreensão na adoção de estratégias genéricas de Mintzberg (1988). No caso desta pequena empresa, pode-se concluir que nos momentos que a mesma teve comportamento prospector, elaborando estratégias no modo empreendedor, com características da escola empreendedora, ampliou suas estratégias de diferenciação: de imagem, de design e qualidade. Em contrapartida, geralmente, quando a empresa teve uma postura reativa, de modo adaptativo, com características da escola ambiental, pouco ampliou as estratégias de diferenciação.
Keywords: estratégias profissionais
comportamento estratégico
Concorrência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: MAGALHÃES, Alexandre. MUDANÇA ESTRATÉGICA, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFECÇÃO CATARINENSE. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1617
Issue Date: 1-Dec-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Magalhaes.pdf379,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.