Please use this identifier to cite or link to this item:
https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1622
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | APRENDIZAGEM GERENCIAL E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL: O caso de uma instituição de ensino superior |
metadata.dc.creator: | Rambo, Jairo Alberto Machry |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Godoi, Christiane Kleinübing |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Lucila Maria de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Remor, Carlos Augusto Monguilhott |
metadata.dc.description.resumo: | As transformações a que os estudos das organizações têm sido submetidos exigem um olhar na interface entre o campo de estudos sobre cognição e o da organização. A teoria psicológica dos estágios do desenvolvimento moral defendida por Kohlberg (1983) é uma disciplina não tradicional que pode ser utilizada para compreender os processos organizacionais, especialmente a aprendizagem. Essa teoria defende que a passagem de um estágio moral para outro se dá como uma aprendizagem, ou seja, desenvolvimento moral significa que um indivíduo reconstrói e distingue as estruturas cognitivas preexistentes de tal maneira que possa resolver, melhor que antes, o mesmo tipo de problema. É nesse momento que o estudo da aprendizagem gerencial e organizacional aparece como um meio facilitador desse processo no interior das organizações. O objetivo do presente trabalho é compreender o processo de aprendizagem gerencial em uma instituição de ensino superior por meio da análise dos estágios do desenvolvimento moral de Kohlberg. Para isso, usaram-se os dilemas hipotéticos de julgamento moral, em que os entrevistados são convidados a emitir julgamentos morais sobre situações hipotéticas. A abordagem metodológica é qualitativa, com a estratégia do estudo de caso, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista em profundidade e como população e amostra o grupo de Diretores e Coordenadores de uma IES. Percebeu-se, após a realização do estudo, que a aprendizagem gerencial é influenciada diretamente pelas relações sociais, culturais e hierárquicas que ocorrem no interior das organizações. |
Abstract: | The transformations that the organizational services have been going through require a look into the interface between the fields of study related to cognition and organization. The psychological theory of the moral development defended by Kohlberg (1983) is a non-traditional discipline that may be used in order to understand the organizational processes, especially learning. According to this theory, the passage from one moral stage to the other takes place as a kind of learning, which is to say, an individual in moral development rebuilds and distinguishes the pre-existing structures of cognition, in such a way that they can sort out, more efficiently than before, the same problem. It is at this stage that the study of management and organization matters shows as mean of facilitation for this process within organizations. The purpose of the present work is to understand the process of managerial and organizational learning inside an Institution of GraduationGraduate Studies (IES) through the analysis of the stages of moral development by Kohlberg. For that, the hypothetical dilemmas of moral judgement have been used, where the people interviewed are asked to give their judgement to hypothetic situations. The methodological approach is qualitative, with case study strategy, using as a technique for the collection of data the interview made in depth, where the population and sample were the group of headmasters and coordinators of an IES. After the study was performed, management learning was found to be directly influenced by social, cultural and hierarchy relations that happen inside organizations. |
Keywords: | aprendizagem gerencial aprendizagem organizacional moralidade management learning organizational learning morality Gestão do conhecimento |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade do Vale do Itajaí |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIVALI |
metadata.dc.publisher.department: | Organizações e Sociedade |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Administração |
Citation: | RAMBO, Jairo Alberto Machry. APRENDIZAGEM GERENCIAL E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL: O caso de uma instituição de ensino superior. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1622 |
Issue Date: | 29-Jul-2005 |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jairo Rambo.pdf | 921,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.