Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1623
metadata.dc.type: Dissertação
Title: TEORIA DA AGÊNCIA E OS CONFLITOS ORGANIZACIONAIS: A influência das transferências e das promoções nos custos de agência em uma instituição bancária.
metadata.dc.creator: Godoy, Paulo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcon, Rosilene
metadata.dc.contributor.referee1: Alberton, Anete
metadata.dc.contributor.referee2: Baima, Francisco de Resende
metadata.dc.description.resumo: A capilaridade do setor bancário, com sua atuação distribuída em diversas cidades e, consequentemente, em milhares de agências, demanda como forma de bem representar a instituição, tanto a promoção quanto a transferência de executivos para ocupar cargos de gerência em cidades e agências distintas, atuando assim como agentes dos proprietários/acionistas das instituições. Este trabalho analisa a existência de conflitos familiares em função de uma promoção e/ou transferência, e se estes eventuais conflitos podem influenciar no comportamento do gerente, a ponto de produzir algum custo de agência. Para tanto, baseado na Teoria da Agência e na literatura sobre Conflitos Organizacionais, pesquisou-se um grupo de gerentes de uma instituição financeira brasileira. Como resultado da aplicação de um questionário encontrou-se evidências que os gerentes consultam suas famílias durante o processo de promoção e/ou transferência e que este processo pode gerar conflitos entre os gerentes e seus familiares. Os resultados indicam que, na opinião dos gerentes pesquisados, os gerentes podem ser influenciados por uma situação de promoção e/ou transferência, podendo ter sua atuação comprometida, gerando custos de agência.
Abstract: The capillarity of the banking sector, which performs its activities in several cities and consequently thousands of agencies demands, as a way to appropriately represent the institution, not only the promotion but also the transfer of executives to occupy management position in other cities and agencies acting like this, as agents of the owners/stockholders of the institutions. This paper analyzes the existence of familiar conflicts originated from a promotion and/or transfer and if these eventual conflicts may influence the manager’s behavior, in extent to produce some agency cost. Thus, based on the Agency Theory and Organizational Conflicts literature, a group of managers in a Brazilian financial institution was researched. As a result of the application of a questionnaire, some evidences were found that the managers consult their families during the promotion and/or transfer process and that process may generate conflicts between the managers and their relatives. The results indicate that, according to the researched managers, they can be influenced by a promotion and/or transference situation, being able to have their performance jeopardized, generating agency costs.
Keywords: teoria da agência
custos de agência
conflitos organizacionais
promoções
transferências
agency theory
agency costs
organizational conflicts
promotions and transfer
Conflito - Administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: GODOY, Paulo de. TEORIA DA AGÊNCIA E OS CONFLITOS ORGANIZACIONAIS: A influência das transferências e das promoções nos custos de agência em uma instituição bancária.. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1623
Issue Date: 26-Jul-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo de Godoy.pdf895,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.