Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1627
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AMBIENTE ORGANIZACIONAL, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO EMPRESARIAL: UM ESTUDO NO SETOR DE PROVEDORES DE INTERNET DE SANTA CATARINA
metadata.dc.creator: Gulini, Pedro Leo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Cláudio Hoffmann
metadata.dc.contributor.referee2: Cancellier, Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi
metadata.dc.contributor.referee3: Hoffmann, Valmir Emil
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi estruturado para comparar a relação entre ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho na percepção dos gerentes de provedores de internet de SC no período de 2001 a 2004. Frente ao problema da pesquisa e do objetivo geral, optou-se pela abordagem quantitativa do tipo survey e quanto aos fins descritiva. Os dados foram coletados através questionário encaminhado via e-mail para todos os 79 gerentes dos provedores. Como resultado obteve-se que, o perfil geral dos provedores de internet do Estado de Santa Catarina é composto na maioria por micro-empresas, com até 9 funcionários, atuando no mercado na faixa de 4 a 10 anos, administrados por Gerentes do sexo masculino com nível superior. Quanto à percepção geral dos gerentes ao ambiente identifica-se que 70,6% percebem o ambiente como Dinâmico-Simples, ou seja, compreendem o ambiente com moderado a elevado grau de incerteza. Quanto ao comportamento adotado caracteriza-se como Comportamento Analista em 35% dos provedores, seguido pelo comportamento Prospector com 26%, Defensivo em 24% e Reativo em 15%. Em relação as quatro variáveis de desempenho (vendas, taxa de sucesso da retenção, lucratividade e desempenho geral), verifica-se, que para os gerentes dos provedores, o desempenho de vendas, lucratividade e desempenho geral estão na média de seus concorrentes, somente a variável sucesso na taxa de retenção, apresenta-se na média ou levemente superior que os concorrente. Com o exposto pode-se concluir que a grande maioria dos gerentes que perceberam o ambiente como Dinâmico-Complexo adotaram um comportamento Prospector ou Analítico e obtiveram um desempenho mais positivo. Os provedores que perceberam o ambiente como Dinâmico-Simples estavam mais associados ao comportamento Reativo e obtiveram diferentes tipos de desempenho. Enfim para os provedores que percebem o ambiente como Estático-Complexo e estavam mais associadas a um comportamento Defensivo obtiveram um desempenho mais negativo.
Keywords: provedor de internet
comportamento estratégico
percepção do ambiente
desempenho
provider of internet
strategic behavior
perception of the environmental
performance
Provedores de serviços da Internet
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: GULINI, Pedro Leo. AMBIENTE ORGANIZACIONAL, COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO EMPRESARIAL: UM ESTUDO NO SETOR DE PROVEDORES DE INTERNET DE SANTA CATARINA. 2005. 160 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1627
Issue Date: 29-Sep-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Leo Gulini.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.