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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE EM FUNDAÇÕES DO TERCEIRO SETOR DE SANTA CATARINA
metadata.dc.creator: Silveira, Ricardo Boeing da
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Lucila Maria de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Marcon, Rosilene
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee3: Dellagnelo, Eloise Helena Livramento
metadata.dc.description.resumo: O crescimento do Terceiro Setor no Brasil, de acordo com a literatura, tem causado uma disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos. Tal fato acarretou o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando o estabelecimento de alianças duradouras e a garantia de financiamento a longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disto, investigou-se as diferenças existentes entre a execução destes elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público: as com características educacionais, denominadas e , e as com características não educacionais, chamadas neste trabalho de ne . Utilizou-se a análise discriminante nos dados respondidos por quarenta e uma fundações, comparando-a com médias e desvios-padrão para garantir a maior confiabilidade da primeira. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, segmentação e marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode acarretar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.
Abstract: The Third Sector Growth in Brazil, according to the literature, has caused a fierce competition for resources that finance their projects. This fact has developed actions previously considered exclusively from the second sector (market), such as segmentation of their possible investors, communications of the organizations´ activities to the community in general and relationship marketing strategies with their donors, looking forward to establishing long-term alliances and the financing guaranteed. However, the many existing kinds of non-profit organizations make these activities in different ways, some in bigger, others in shorter intensity, turning them into specific groups. Facing it, it was investigated the existing differences between the execution of this marketing elements in two different third sector foundations in Santa Catarina identified by the Public Minister: the ones with educational characteristics, named e , and the ones with non educational characteristics, called ne . It was used the discriminant analyses on the data answered by forty-one foundations, comparing them with the averages and standard deviations to make sure the first one would be trustable. The results´ analyses evidenced that both groups make the communication/promotion, segmentation and relationship marketing in specific ways, saved some exceptions, besides presenting a lack of focus on their finality, which can lead to a lower fundraising, damaging the implementation of projects.
Keywords: terceiro setor
marketing
captação de recursos
análise discriminante
third sector
marketing
fundraising and discriminant analyses
Associações sem fins lucrativos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: SILVEIRA, Ricardo Boeing da. ELEMENTOS DO MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE EM FUNDAÇÕES DO TERCEIRO SETOR DE SANTA CATARINA. 2005. 134 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1632
Issue Date: 12-Dec-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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