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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Comportamento estratégico, ambiente organizacional e desempenho: um estudo com pequenas empresas de beleza e estética
metadata.dc.creator: Gallas, Juliana Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cancellier, Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi
metadata.dc.description.resumo: A avaliação e analise do ambiente externo possibilitam redirecionar e posicionar as organizações no que diz respeito a aspectos de competição existente no setor de beleza e estética. Considerando que a própria disputa ocasiona uma aceleração na demanda que remete os gestores à práticas gerenciais e estratégicas sintonizadas com as características específicas do tipo de produto oferecido na prestação de serviço, incrementada pelas informações obtidas do ambiente externo. Este trabalho tem por objetivo analisar a relação da percepção do ambiente organizacional, comportamento estratégico e desempenho sob a ótica dos gestores de pequenas empresas de beleza e estética em Balneário Camboriú Santa Catarina. Frente às características do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa quantitativa. É importante salientar que o questionário foi estruturado em cinco etapas baseadas nas concepções teóricas estudadas, analise do ambiente, comportamento estratégico, desempenho, característica da empresa e características do gerente. No total foram encaminhados cento e vinte questionários distribuídos aleatoriamente por um grupo de pesquisadores, tendo um índice de retorno de mais de 50% totalizando sessenta e dois questionários preenchidos. Toda a avaliação descritiva dos dados foi produzida com apoio de software específico de estatística. Caracterizando a analise do ambiente a partir de três concepções: Duncan (1978) Daft, Sormunem e Parks (1988), ambas relacionadas a taxa de complexidade, taxa de mudança e taxa importância. Nesta pesquisa observou-se que em relação a complexidade à variável que mais se destacou foi de clientes, no fator taxa de mudança destacou-se à variável tecnológica, e por fim na taxa de importância à variável que obteve destaque foi de clientes. A análise da incerteza estratégica ficou caracteriza pelo ambiente de tarefa com a variável cliente. Em relação ao comportamento estratégico, a base de estudo foi a partir da concepção de Miles e Snow (1978), com as tipologias estratégicas; defensor, analítico, prospector e reativo. Ambas analisadas através de duas percepções. A primeira conforme Conat, Mokwa e Varadarajan (1990) a partir de um único questionário envolvendo onze dimensões, e a segunda por Snow e Hrebiniak (1980) que analisaram a partir de uma única dimensão. O resultado apresentado pelas onze dimensões corrobora com o resultado apresentado por uma única dimensão, ressaltando que a tipologia com maior destaque em ambas foi a defensiva. Em relação ao desempenho foi possível observar um crescimento constante em relação a cada período avaliado. Percebe-se também que a característica defensiva tem por finalidade minimizar e variar o ambiente de incerteza, permitindo que as empresas atuem com mais cautela, o que corresponde com o desempenho positivo das empresas, ou seja, a tipologia defensiva esta correlacionada positivamente com o aumento do desempenho
Abstract: The assessment and analysis of the external environment, and enable forward position the organization in relation to the aspects of competition in the industry of beauty and aesthetics, considering that the competition has caused an acceleration in demand, which refers to managers and strategic management practices tuned with the specific characteristics of the type of product offered in the provision of service, increased by information obtained from the external environment. This work aims to, examine the relationship of perception of organizational environment, strategic behaviour and performance, in view of managers of small businesses of beauty and aesthetics in Balneário Camboriú - Santa Catarina. Front to the characteristics of the goal, opted by a quantitative research, and the questionnaire was divided into five stages based on theoretical concepts studied, examine the environment, strategic behavior, performance, characteristic of the company, characteristics of the manager. Hundred and twenty were sent questionnaires distributed randomly by a group of researchers, the return was obtained from sixty-two questionnaires. The descriptive analysis of the data was carried out with support of statistical software. Featuring the look of the environment from three designs presented by Duncan (1978) Daft, Sormunem and Parks (1988) related the rate of complexity, and rate of change rate importance. In this research highlighted is that regarding the complexity variable that stood out was more customers, the rate of change highlighted by the variable technology, and the importance of the variable rate that was deployed to customers. The analysis of uncertainty strategic environment was characterised by the task with variable customer. Regarding the strategic behaviour, the basis for the study was from the design of Miles and Snow (1978) with the strategic typologies; defender, analytical, prospector and reactive. And examined by two perceptions. According to Conat, Mokwa and Varadarajan (1990) from a questionnaire involving eleven dimensions, and by Snow and Hrebiniak (1980) that analyzed from a single dimension. The result presented by eleven dimensions corroborates with the result presented by a single scale, the typology with more emphasis on the two tests, was the defensive. Regarding the performance was possible to see a steady increase for each period analyzed. Clearly that the characteristic defensive, aims to reduce and change the environment of uncertainty, allowing companies act with more caution, which corresponds with the positive performance of companies, namely the defensive this type positively correlated with the increase of performance
Keywords: Comportamento estratégico
ambiente e desempenho
srategic behaviour
environment and performance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: GALLAS, Juliana Cristina. Comportamento estratégico, ambiente organizacional e desempenho: um estudo com pequenas empresas de beleza e estética. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1633
Issue Date: 24-Mar-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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