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dc.creatorMoraes, Fabíola Meazza Meneghini de-
dc.creator.IDCPF:94571910053por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758650A3&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Godoi, Christiane Kleinübing-
dc.contributor.advisor1IDCPF:72780860944por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761P9&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:44:43Z-
dc.date.available2006-06-12-
dc.date.issued2005-07-28-
dc.identifier.citationMORAES, Fabíola Meazza Meneghini de. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1638-
dc.description.resumoNeste estudo, o comprometimento e a motivação são compreendidos a partir de três dimensões cada um: comprometimento afetivo, instrumental e normativo; e motivação intrínseca, internalizada e extrínseca. Objetivou-se identificar quais as possibilidades de aproximação teórica, bem como de articulação empírica entre as dimensões da motivação e do comprometimento dos professores de uma instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo de caso quali-quantitativo, desenvolvido através da aplicação de uma escala, contendo as seis dimensões descritas e de uma entrevista focalizada com roteiro semi-estruturado. O estudo apresentou uma correlação entre comprometimento organizacional afetivo com a motivação intrínseca de 0, 371; e do comprometimento organizacional instrumental com a motivação extrínseca de 0,313. Na etapa qualitativa, verificou-se a presença do processo psicológico de identificação na motivação intrínseca e do processo psicológico de submissão na motivação extrínseca. A partir dos resultados, conclui-se que ocorre articulação entre a motivação e o comprometimento organizacional; que existe correlação entre a motivação extrínseca e o comprometimento instrumental; entre a motivação intrínseca e o comprometimento afetivo; e que é possível identificar os processos psicológicos de identificação e submissão, subjacentes aos fenômenos da motivação e do comprometimento.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3831/Fabiola%20Moraes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentOrganizações e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomprometimento organizacionalpor
dc.subjectmotivaçãopor
dc.subjectinstituição de ensino superiorpor
dc.subjectcommitment organizationaleng
dc.subjectmotivationeng
dc.subjecthigher education institutioneng
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleCOMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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