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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepção dos stakeholders da Embraco, à luz das dimensões da responsabilidade social corporativa
metadata.dc.creator: Santos, Sônia Regina de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: A responsabilidade social corporativa (RSC) é um assunto recente no Brasil se comparado a realidades estrangeiras. Sua compreensão e aplicação têm gerado discussões no ambiente acadêmico e empresarial dado à multiplicidade de outros termos que ora se confundem e ora se complementam entre si, com o intuito de explicar e minimizar os impactos existentes entre a relação negócios e sociedade. Isso torna os trabalhos de natureza teórico-empírica importantes para o entendimento conceitual e prático do tema, a fim de se obter resultados favoráveis. Frente a isso, esta dissertação teve como objetivo geral analisar as percepções dos stakeholders e as práticas de RSC desenvolvidas pela Embraco, à luz dos modelos teóricos de Carroll (1991) e Schwartz e Carroll (2003), que disseminam a responsabilidade social como um equilíbrio entre os princípios econômicos, legais, éticos e filantrópicos. A metodologia envolveu procedimentos qualitativos e quantitativos, realizados por meio da análise documental de diferentes materiais institucionais e de entrevistas pessoais e via meio eletrônico com gestores, funcionários, fornecedores e líderes de instituições atendidas pelas ações sociais da empresa, totalizando 42 pessoas. Os dados foram analisados mediante a categorização das questões abertas e a aplicação da estatística descritiva e nãoparamétrica para as perguntas fechadas. Os resultados expressaram que, na visão dos gestores e dos representantes das instituições atendidas pela organização, a importância de a Embraco ser socialmente responsável está fortemente relacionada à razão estratégica e econômica, por enfatizar o retorno de imagem institucional, a sustentabilidade do negócio, a atração de profissionais, o envolvimento dos funcionários, entre outros aspectos, sem desconsiderar questões éticas e legais. Já para os funcionários está bastante associada à abordagem filantrópica e ética, numa noção de auxiliar a comunidade no encaminhamento das suas demandas. Para os fornecedores a importância se dilui em razões econômicas, legais e éticas. Os testes de Kruskal-Wallis e Dunn permitiram avaliar as diferenças e similaridades existentes nas percepções dos respondentes, constatando-se que, na opinião de gestores e funcionários, quando comparadas às dimensões de RSC, ética e legal, ética e filantrópica, econômica e filantrópica, legal e filantrópica, essas se mostraram diferentes. Já as dimensões ética e econômica, e econômica e legal, apresentaramse iguais. No entanto, ao se levar em consideração todos os stakeholders, foi identificado que esses têm percepções idênticas em relação às quatro dimensões. Tais resultados permitiram responder ao questionamento de pesquisa evidenciandose que as atividades de RSC desenvolvidas pela organização, refletidas na percepção de seus diferentes públicos apresentam consistências com os princípios dos modelos teóricos em estudo. Foram encontradas várias ações que podem ser posicionadas no núcleo do modelo proposto por Schwartz e Carroll (2003), o qual reúne princípios econômicos, legais e éticos, indicando assim, no entendimento dos entrevistados, a Embraco como uma empresa socialmente responsável por atender aos referidos princípios. Embora esses admitam a necessidade de aperfeiçoamento em certos aspectos como o percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres e negros, a avaliação de desempenho dos funcionários, a imparcialidade dos critérios de seleção dos fornecedores e a reatividade nas questões ambientais
Abstract: Corporate social responsibility (CSR) is a relatively recent issue in Brazil, compared with other countries. Its understanding and application have generated discussion in academic and business environments, due to the multitude of other terms that are sometimes confused and sometimes complement each other, in order to explain and minimize the impacts of the relationship between business and society. Thus, theoretical and empirical works are important for a conceptual and practical understanding of the subject, in order to obtain favorable results. This dissertation examines the perceptions of stakeholders, and the CSR practices developed by the company Embraco, in light of the theoretical models of Carroll (1991) and Schwartz and Carroll (2003), which disseminate the concept of social responsibility as a balance between economic, legal, ethical and philanthropic principles. The methodology involved qualitative and quantitative procedures, performed through the analysis of documentary and institutional materials, and interviews either in person or via electronic media with managers, employees, suppliers and leaders of institutions served by the social actions of the company, making a total of 42 people. The data were analyzed through categorization of the open questions and the application of descriptive and non-parametric statistics for the closed questions. The results indicate that according to the managers and representatives of the institutions served by the organization, the importance of Embraco being socially responsible is closely related to economic and strategic factors, as it emphasizes the positive result for institutional image, the sustainability of the business, the attraction of professionals, and the involvement of employees, among other aspects, without disregarding ethical and legal issues. For the employees, it is closely linked to a philanthropic and ethical approach, as a means of helping the community deliver its demands. For suppliers, its importance is divided into economic, legal and ethical issues. The Kruskal-Wallis and Dunn tests enable us to evaluate the similarities and differences in the respondents perceptions, noting that in the opinions of managers and employees, these perceptions differed from the CSR, ethical and legal, ethical and philanthropic, economic and philanthropic, and legal and philanthropic dimensions. In relation to the ethical and economic and economic and legal dimensions, they were the same. However, taking into account all the stakeholders, it was identified that their perceptions are similar in all four dimensions. These results enable us to answer the questions posed in this research, demonstrating that the CSR activities carried out by the organization, reflected in the perception of different publics, show consistencies with the principles of theoretical models studied. Various actions were identified that can be positioned at the center of the model proposed by Schwartz and Carroll (2003), which combines economic, legal and ethical principles, indicating that in the understanding of the interviewees, Embraco is a socially responsible company since it meets these principles. However, they recognize the need for improvement in certain aspects, such as the percentage of management positions occupied by women and black people, the performance appraisal of employees, impartiality of the selection criteria for the suppliers, and reactivity on environmental issues
Keywords: responsabilidade social corporativa
percepção de stakeholders
dimensões da RSC.
corporate social responsibility
perception of stakeholders
dimensions of CSR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: SANTOS, Sônia Regina de Oliveira. Percepção dos stakeholders da Embraco, à luz das dimensões da responsabilidade social corporativa. 2009. 254 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1640
Issue Date: 30-Jun-2009
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