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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM IES: ESTUDO DE CASO DAS FACULDADES SENAC/SC
metadata.dc.creator: Maba, Elita Grosch
metadata.dc.contributor.advisor1: Marinho, Sidnei Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Adriana Marques
metadata.dc.description.resumo: Utilizando-se uma amostra intencional de seis Faculdades de Tecnologia pertencentes à Administração Regional do SENAC-SC, esta pesquisa, teve por objetivo geral analisar a autoavaliação institucional e sua influência sobre o processo de tomada de decisão, complementado por objetivos específicos que visaram: descrever estes dois processos; identificar a apropriação dos resultados decorrentes da autoavaliação institucional nas Faculdades SENAC/SC; e relacionar e discutir os elementos que facilitam ou dificultam a apropriação desses resultados no processo de tomada de decisão na Instituição. O estudo realizado foi de corte transversal (i.e. durante o corrente ano) e foi caracterizado como descritivo-exploratório, do tipo quali-quantitativo, mediante a aplicação de uma pesquisa bibliográfico-documental, configurada como um estudo multicaso. Em cada faculdade investigada foram entrevistados: o diretor da unidade e os coordenadores de áreas (Núcleo Relações com o Mercado, Núcleo Administrativo Financeiro e Núcleos Educacional Básico e do Ensino Superior), entendidos como gestores dessas instituições. Aplicou-se um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, no período citado, permitindo a avaliação de aspectos objetivos e quantificáveis e subjetivo-discursivos. A totalidade dos participantes da amostra responderam que a autoavaliação institucional, facilita o processo decisório; que provêem de informações que permitem avaliar determinada situação e corrigi-la ou mantê-la; que identificam os pontos fortes e fracos da IES e que melhoram a qualidade das decisões estratégicas, o que confirma a existência da relação pressuposta acima, bem como a importância do processo de autoavaliação institucional. Adicionalmente e em atenção aos objetivos específicos, existe a necessidade de revisão da estrutura visando aprimorar a apropriação dos dados levantados pela autoavaliação e aplicados como suporte no processo de tomada de decisão das instituições do universo analisado. Além disso,, para o caso específico deste estudo, nem todos os resultados da autoavaliação institucional foram considerados no processo decisório e assim observou-se que a instituição teve análise prejudicada pela falta de todos indicadores inerentes a tomada de decisão. Portanto, a hipótese de pesquisa, que previa que a autoavaliação institucional, quando implantada em uma instituição, influencia, com a provisão de subsídios, o processo de tomada de decisão, acabou sendo validada pelos resultados
Abstract: Using an intentional sample of six Technology Schools belonging to the regional administration of SENAC-SC, the overall objective of this research was to analyze the practice of institutional self-evaluation, and its influence on the decision-making process. This objective was complemented by other, specific purposes, namely: to describe these two processes; to identify how the results of the institutional selfevaluation in the SENAC-SC Schools are used; and to list and discuss the elements that either facilitate or hinder the use of these results in the decision-making process within the institution. The study was carried out on a cross-sectional basis (i.e., during the current year) and was characterized as a qualitative/quantitative study of the descriptive-exploratory type, through the application of a bibliographic review/document research, configured as a multi-case study. For each institution, interviews were carried out at with: the director of the unit and the area coordinators (Market Relations department, Administrative/Financial department, and Basic and Higher Education departments), as these individuals were identified as the managers of those institutions. A structured questionnaire was applied during the period June and July 2010, containing open and closed questions, to evaluate not only objective and quantifiable aspects, but also subjective-discursive aspects. All the participants of the sample responded that the institutional self-evaluation facilitates the decisionmaking process; that it provides information that enables them to evaluate a certain situation and correct or maintain it; that it helps identify the strengths and weaknesses of the IHE, and that it improves the quality of strategic decisions, confirming the existence of the link proposed above, and the importance of the process of institutional self-evaluation. In relation to the specific goals, the respondents indicated a need to revise the structure, seeking to improve the way the data derived from self-evaluation is used, and applying them as support for the decision-making process of the institutions analyzed. They also indicated that, for the specific case of this study, not all results of the institutional self-evaluation are taken in account in the decision-making process. As a result, it was observed that the analysis of the institution is jeopardized by the lack of indicators needed for the decision-making. Therefore, the research hypothesis that institutional self-evaluation, when implemented in an institution, influences the decision-making process and provides support for it, was borne out by the results
Keywords: autoavaliação institucional
tomada de decisão
qualidade
educação tecnológica
institutional self-evaluation
decision making
quality
technological education
Universidades e Faculdades - Administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: MABA, Elita Grosch. A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM IES: ESTUDO DE CASO DAS FACULDADES SENAC/SC. 2010. 232 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1648
Issue Date: 30-Sep-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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