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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS TÊXTEIS CATARINENSES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
metadata.dc.creator: Platchek, Renata Granemann Bertoldi
metadata.dc.contributor.advisor1: Floriani, Dinorá Eliete
metadata.dc.contributor.referee1: Marcon, Rosilene
metadata.dc.description.resumo: Em função do movimento para internacionalização das empresas ter aumentado, faz-se necessário para as organizações conhecerem as teorias que explicam este movimento em direção ao mercado internacional (DUNNING, 1977). A internacionalização das empresas brasileiras é resultado de uma série de mudanças políticas, especialmente de uma política governamental que proporcionou a abertura progressiva do comércio exterior. Neste estudo destacou-se a necessidade de identificar e compreender os fatores que têm impacto sobre a evolução da internacionalização das empresas catarinenses, especialmente as do setor têxtil, em virtude de sua relevância para a economia do estado catarinense. Neste contexto verifica-se a necessidade de estudar o grau de internacionalização (CAVUSGIL, 1980) sendo que neste trabalho procurou-se investigar a relação do Grau de Internacionalização das empresas têxteis catarinenses, sob a luz das abordagens comportamental e econômica, e o desempenho organizacional das mesmas. Em geral observa-se que os estudos (p.e. SEBRAE, 2010) relacionados ao desempenho realizados na região do Vale do Itajaí tratam do perfil das empresas exportadoras e não exatamente do grau da internacionalização das mesmas. Este trabalho oferece dados referentes ao diagnóstico da participação das empresas têxteis catarinenses no mercado internacional nos anos de 2000, 2005 e 2010 e também contribui teórico-empiricamente para estudos de estratégia internacional. Trata-se de uma metodologia multimétodo com coleta de dados primários por meio de entrevistas e survey. Como principais resultados do estudo têm-se o perfil das empresas pesquisadas e também a análise descritiva dos dados, na qual não se observou relação significativa entre o construto grau de internacionalização e o indicador percentual de vendas e que para esta pesquisa o desempenho não sofre influência do grau de internacionalização. Como principal limitação identificou-se o número pequeno da amostra e a desatualização dos bancos de dados consultados
Abstract: Due to the movement for internationalization of companies has increased, it is necessary for organizations to know the theories that explain the movement towards international markets (Dunning, 1977). The internationalization of Brazilian companies is the result of a series of policy changes, especially of a government policy which provided for the gradual opening of foreign trade. In this study highlighted the need to identify and understand the factors that impact on the evolution of the internationalization of companies in Santa Catarina, especially the textile sector because of its relevance to the economy of the state of Santa Catarina. In this context there is a need to study the degree of internationalization (CAVUSGIL, 1980) and in this study sought to investigate the relationship between the degree of internationalization of the textile companies in Santa Catarina, in the light of economic and behavioral approaches, and organizational performance of same. In general we observe that the studies (eg SEBRAE, 2010) related to the performance achieved in the region of Vale do Itajaí treat the profile of exporting companies and not exactly the same degree of internationalization. This paper provides data on the diagnosis of participation of Santa Catarina textile companies in the international market in the years 2000, 2005 and 2010 and also contributes to theoretical and empirical studies of international strategy. It is a multimethod approach to primary data collection through interviews and survey. The main results of the study have the profile of the companies surveyed as well as descriptive analysis, in which there was no significant relationship between the degree of internationalization and construct indicator percentage of sales for this research and that performance is not influenced by the degree of internationalization. Identified as the main limitation is the small sample size and the downgrade of the databases consulted
Keywords: Grau de Internacionalização
Desempenho
Indústria Têxtil
Degree of Internationalization
Performance
Textile Industry
Administração de empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: PLATCHEK, Renata Granemann Bertoldi. O GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS TÊXTEIS CATARINENSES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1658
Issue Date: 31-May-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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