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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior
metadata.dc.creator: Sonaglio, Ana Lúcia Baggio
metadata.dc.contributor.advisor1: Godoi, Christiane Kleinübing
metadata.dc.contributor.referee1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Anielson Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: Os estilos de aprendizagem descrevem características individuais que podem mudar ao longo do tempo em função da maturidade do indivíduo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre os estilos de aprendizagem experiencial e a percepção das habilidades adquiridas pelos discentes que participaram de uma metodologia ativa para ensino em administração. Para tanto, apresenta-se a teoria da aprendizagem experiencial que consiste em uma abordagem sobre o desenvolvimento de adultos. Permeando pelo campo da educação de adultos é abordado a aprendizagem autodirecionada e transformadora. Essas teorias possuem elementos vinculados às características da action learning, que por meio da difusão de metodologias embasadas em uma perspectiva construtivista, o docente age como facilitador, estimulando os discentes ao pensamento crítico e à reflexão durante as discussões em sala de aula, pois une a teoria e prática com o propósito de resolver um problema real, em tempo real. Cada indivíduo tem seu estilo de aprendizagem, mas poderá desenvolver outro estilo desde que estimulado e pressupõe-se que para isto ele tenha que desenvolver alguma habilidade. O desenvolvimento de novas habilidades na formação do discente pode ser estimulado pelos docentes por meio de diferentes estratégias de ensino. A fim de responder a pergunta de pesquisa e os objetivos propostos, optou-se pela abordagem quantitativa do tipo survey e quanto aos fins, exploratória-descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário e um inventário, foram pesquisados 187 discentes do curso de Administração de uma instituição de ensino de Santa Catarina e uma instituição de ensino na Paraíba. Como resultado constatou-se que nenhum discente possui o estilo Divergente/Reflexivo, 28% possuem o estilo Acomodador/Ativo, seguido de 35% que possuem o estilo Assimilador/Teórico e, 38% possuem o estilo Convergente/Pragmático. Nesta pesquisa, as habilidades não foram influenciadas pelos estilos de aprendizagem, uma vez que os discentes avaliaram à percepção das mesmas positivamente. Conclui-se que, a metodologia de casos para ensino é uma ferramenta que perpassa por todo o ciclo de aprendizagem proposto por Kolb, proporcionando a interação entre a teoria e prática/experiência do aluno, a partir da resolução de problemas concretos, caracterizando-se pela possibilidade do desenvolvimento de novos comportamentos e habilidades, as quais se manifestam quando são utilizadas as metodologias adequadas
Abstract: Learning styles describe individual characteristics that can change over time, depending on the maturity of the individual. This study analyzes the relationship between learning styles and experiential awareness of the abilities acquired by students who participated in an active methodology for teaching in business administration. To this end, it presents the theory of experiential learning that consists of an approach to the development of adults. Within the field of adult education, theories of self-directed learning and transformative learning are addressed. These theories have elements linked to the characteristics of action learning. Through the dissemination of methodologies grounded in a constructivist perspective, the teacher acts as a facilitator, encouraging students to develop critical thinking and reflection during discussions in the classroom, in order to link theory to practice for resolving real problems in real time. Each individual has his/her own style of learning, but can develop another style if encouraged to do so, and it is assumed that for this, some ability will need to be developed. The development of new abilities in the training of students can be encouraged by teachers using different teaching strategies. In order to answer the research question and objectives, we opted for the survey method, with a quantitative and exploratory-descriptive approach. The data was collected through a questionnaire and an inventory: 187 respondents were included in the survey, who were students of the business administration course of an educational institution in Santa Catarina and an educational institution in Paraíba. As a result, it was found that no student used the Divergent/Reflective learning style, 28% used the accommodative/active style, 35% who used the assimilator/theoretical style, and 38% used the convergent/pragmatic style. According to this research, the skills were not influenced by learning styles, since the students evaluated the perception of them positively. It is concluded that the methodology of teaching cases is a tool that encompasses the whole learning cycle proposed by Kolb, providing an interaction between the theory and the practice/experience of the student, based on the resolution of specific problems, characterized by the opportunity to develop new skills and behaviors, which become apparent when the appropriate methods are used
Keywords: Aprendizagem Experiencial
Action Learning, Estilos de Aprendizagem
Habilidades
Experiential Learning
Action Learning
Learning Styles
Abilities
Administração de empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: SONAGLIO, Ana Lúcia Baggio. Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1668
Issue Date: 11-May-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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