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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Método do Caso para o ensino em administração: fatores determinantes para sua utilização na visão de alunos e professores
metadata.dc.creator: Pereira, Leonardo Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Alberton, Anete
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anielson Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee3: Marinho, Sidnei Vieira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda o uso do Método do Caso para o ensino. A literatura em geral, aponta a origem do método na Universidade de Harvard, onde este começou a ser usado inicialmente nas faculdades de direito e posteriormente no curso de Administração, com o objetivo de aproximar os alunos da realidade prática destas áreas de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores determinantes (facilitadores e limitadores) na utilização do Método do Caso para o Ensino, na visão de professores e alunos de cursos de Graduação em Administração. Por meio da pesquisa descritiva e exploratória, e do levantamento bibliográfico paralelamente desenvolvido, os dados quantitativos foram coletados através da aplicação de survey com questionário (com escala Likert de sete pontos), compostos por três blocos: os fatores facilitados, os fatores limitadores e os dados dos pesquisados. A amostra final é composta por 122 professores respondentes de diversas instituições do Brasil e por 451 questionários de alunos de instituições de ensino superior em administração do Sul do Brasil. Os dados foram inicialmente analisados através do percentual do impacto médio, área de impacto e correlação para comparar a visão de professores e alunos. A análise fatorial e de variância foram utilizados para verificar a existência de diferença significativa entre os grupos e categorias dos respondentes. Na visão destes professores e alunos foram analisados os fatores que facilitam e limitam a utilização do Método do Caso para o Ensino na Graduação em Administração no Brasil. Com os resultados se verificou que os fatores que mais facilitam na visão de professores e alunos são o fato de favorecer a análise de um problema sob diversos pontos de vista e o aumento da capacidade de identificar problemas gerenciais. Já para os fatores limitantes, na visão dos professores, destaca-se a baixa produção de casos no Brasil devido à falta de tradição e valorização e tempo excessivo na elaboração dos casos pelo professor; na visão dos alunos a falta de conhecimento prático sobre as atividades organizacionais pertinentes ao caso e a falsa impressão de confiança por não vivenciarem o problema na prática. Com respaldo dos aportes teóricos, percebe-se que se trata de uma ferramenta didática que envolve professores e alunos no processo de aprendizado, cujo sucesso depende exclusivamente de sua aplicação, visto que proporciona o desenvolvimento das competências administrativas nos acadêmicos, desta forma, espera-se que esta pesquisa contribua para o ensino e aprendizagem, mais especificadamente, quanto a utilização do Método do caso para o ensino na Administração
Abstract: This research concerns the use of the Case Method. The literature generally points to the origin of the method at Harvard University, where this method began to be used initially to law school and later in the course of administration, with the aim of bringing students closer to the practical reality of these areas of study. This research aims to analyze the determining factors (enablers and limiters) in use of the Case Method for Teaching, in the views of teachers and students of undergraduate courses in Business Administration. Through descriptive and exploratory research, and a literature review, quantitative data were collected through the application of a survey(with a seven-point Likert scale), consisting of three blocks: the factors that facilitated the limiting factors and data surveyed. The final sample consisted of 122 teachers from different institutions in Brazil and 451 business administration students from higher education institutions in Southern Brazil. Data were initially analyzed using the percentage of the average impact, impact area and correlation to compare the vision of teachers and students. The factorial analysis and analysis of variance were used to verify the existence of significant differences between groups and categories of respondents. Based on the views of these students and teachers, the research sought to determine the factors that facilitate and limit the Case Method of Teaching in Bachelor‟s degree courses in Business Administration in Brazil. Analyzing the determining factors in the use of the case method, it was found that the factors that enhance the vision of students and teachers are the fact that the method enables a problem to be analyzed from various perspectives, and also the fact that it increases the ability to identify management problems. In terms of limitations, the teachers cited the low number of cases in Brazil due to the lack of tradition and valorization, and the excessive time it takes teachers to prepare cases, while the students cited a lack of practical knowledge about the organizational activities relevant to the case and the false sense of confidence, having not experienced the problem in actual practice. With support for theoretical contributions, it is clear that this is a teaching tool that involves students and teachers in the learning process, and that its success depends exclusively on its application, since it provides the development of administrative skills in academics, thus, expected that this research contributes to teaching and learning, more specifically, how to use the case method for teaching in the administration
Keywords: Método do caso para o ensino
Graduação em Administração, fatores determinantes da utilização
Case method for teaching
Bachelor&#8223
s degree in Business Administration, determining factors of use
Método de estudo de casos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: PEREIRA, Leonardo Santos. Método do Caso para o ensino em administração: fatores determinantes para sua utilização na visão de alunos e professores. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1670
Issue Date: 25-May-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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