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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise do comportamento de compra do consumidor em postos de combustíveis automotivos
metadata.dc.creator: Costa, Maurício Leite da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee3: Gimenez, Fernando Antonio Prado
metadata.dc.description.resumo: Apesar do expressivo nível do conhecimento teórico empírico nacional e internacional, gerado em torno do tema comportamento do consumidor e processo de decisão de compra, aplicado a diversos tipos de serviços é ainda muito incipiente. Neste sentido esta dissertação teve como problemática estudar a complexidade que envolve os fatores influenciadores do comportamento de compra de consumidores de postos de combustíveis automotivos. Para que se pudesse ampliar o conhecimento em torno deste assunto, teve como objetivo analisar o comportamento de compra do consumidor de postos de combustíveis automotivos distribuídos nas regiões do Vale do Itajaí e Norte Catarinense. A pesquisa foi definida como exploratória e descritiva, com a aplicação de um survey, que possibilitou medir as variáveis de satisfação e influencia pela compra nestes estabelecimentos. o universo da população-alvo foi de 21 postos de combustíveis resultando em uma amostra de 10 postos pesquisados. A escolha dos entrevistados foi feita de forma não probabilística, onde foi possível pesquisar 374 clientes. Os resultados gerais apresentaram as variáveis, além das porcentagens, médias e desvios padrão de cada variável relacionada nível de satisfação do cliente e influência ao comportamento de compra. Além destes, foi realizado as correlações e a análise de variância entre variáveis e caraterísticas dos entrevistados. Os resultados apresentados mostram que todas as hipóteses foram aceitas. Os principais resultados foram: placas visíveis (sinalização interna), ambiente visual do posto, diversificação de serviços, fácil estacionamento e qualidade dos serviços oferecidos, são os fatores que mais influenciam na escolha por determinado posto de combustível automotivo, logo teve-se a higiene/organização das instalações e equipamentos, localização, o fácil acesso ao posto, forma de pagamento, qualidade dos produtos da loja de conveniência fatores que influenciam a satisfação no ato de compra
Abstract: Despite the abundance of national and international theoretical and empirical knowledge generated around the theme of consumer behavior and the purchasing decision, its application to specific types of service is still incipient. This work therefore investigates the complex issues surrounding the factors that influence the purchasing behavior of consumers at gas stations. Seeking to expand knowledge about this subject, this work analyzes the purchasing behavior of consumers at gas stations in the Vale do Itajaí and North of Santa Catarina regions. The research was defined as exploratory and descriptive, with the application of a survey, which enabled us to measure the variables of satisfaction and influence affecting purchasing at these establishments. The universe of the target population was 21 gas stations, of which a sample of 10 gas stations was investigated. The choice of respondents was non-probabilistic, and a total of 374 customers were questioned. The overall results showed the variables, and percentages, means and standard deviations of each variable related to the level of customer satisfaction and influence on purchasing behavior. Analysis of variance and correlations between the variables and characteristics of the respondents were also performed. The results show that all the hypotheses were accepted. The results showed that visible signs (internal signage), the visual environment of the gas station, diversification of services, easy parking, and quality of the services offered were the factors that most influenced the choice of a gas station. Meanwhile, the factors that most influenced purchasing satisfaction were the cleanliness and organization of facilities and equipment, location, easy access to the gas station, forms of payment, and quality of products in the convenience store
Keywords: Comportamento do Consumidor
Postos de Combustíveis
Influência
Satisfação
Consumer Behavior
Fuel Stations
Influence
Satisfaction
Comportamento do consumidor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: COSTA, Maurício Leite da. Análise do comportamento de compra do consumidor em postos de combustíveis automotivos. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1674
Issue Date: 29-Aug-2011
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