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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação do processo de distribuição física nas bases secundárias de combustível em Santa Catarina sob o enfoque da gestão ambiental
metadata.dc.creator: Tibes, Célio de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Marinho, Sidnei Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Rossetto, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Alberton, Anete
metadata.dc.contributor.referee3: Bez, Edson Tadeu
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi realizada com objetivo principal de analisar o processo de distribuição física nas bases secundárias de Santa Catarina, sob o foco da gestão ambiental, a pesquisa, com uma população de 211 motoristas responsáveis pelo o transporte dos combustíveis. Foi avaliado o nível de treinamento dos motoristas, identificado as causas dos impactos ambientais, analisando a eficiência dos cursos e treinamentos para evitar as contaminações e relacionado à influência dos motoristas com os impactos ambientais. No presente trabalho foram avaliados os três níveis que compreendem o processo de entrega dos combustíveis: base de carregamento, transporte e entrega dos combustíveis. Os resultados das variáveis pesquisadas tendo como base diversos autores, com destaque para: Simões (2002), Maligo (2005), Ballardin (2007), Hartman (2009) e Leal Jr (2010), os resultados apontam uma média alta para os treinamentos, sendo que os mais relevantes são os treinamentos recebidos nas bases e na entrega nos clientes, porém a eficiência não acompanhou a média. Os cursos para o transporte receberam uma média alta (muito eficiente) com destaque para o curso de movimentação de produtos perigosos MOPP, os motoristas entendem ter uma boa assimilação. As variáveis pesquisadas que tem mais impactos nas contaminações são: estresse, tempo de experiência e relacionamento com os clientes, já a variável escolaridade só é considerada influente no carregamento dos combustíveis. Com relação às contaminações em cada local, o abastecimento náutico teve a maior média, seguido das empresas de terraplanagem, construtoras e agricultores; as bases obtiveram a menor média o que confirma a ocorrência de contaminações nos locais mais vulneráveis que são as entregas nos clientes. Outro fato relevante é a pressão recebida por parte dos clientes fator que se torna influente nas contaminações. Análise das bases demonstra que os motoristas já presenciaram derrames causados por digitação errada e responderam que a bases não declaram todas as contaminações. De uma maneira geral, este estudo permitiu um diagnóstico das fontes causadoras de impactos ambientais e o nível de contaminações, pois os resultados apontam omissão e falta de controle no que tange a influência e proporção das contaminações
Abstract: The main objective of this work was to analyze the process of physical distribution in the secondary bases of Santa Catarina, from a perspective of environmental management, with a population of 211 drivers who transport fuel. We assessed the drivers level of training, identified the causes of environmental impacts, analyzed the effectiveness of courses and training to prevent contamination, and related the influence of the drivers on environmental impacts. This study evaluates the three levels that comprise the fuel delivery process: loading bases, transport, and delivery of the fuel. The results were assessed by investigating variables based on various authors, with emphasis on: Simões (2002), Maligo (2005), Ballardin (2007), Hartman (2009) and Leal Jr (2010). The results indicate a high rating for training, the most important being the training at the bases and on delivery to the customers, but the rating for efficiency was below average. The courses on transport received a high rating (very efficient) with emphasis on the ongoing movement of dangerous goods - MOPP; the drivers believe they have a good assimilation. The variables that had more impact on contamination were: stress, length of experience and relationships with customers, since the variable level of education is only considered influential in the loading of fuel. With respect to contamination at each site, nautical fueling had the highest rating, followed by excavation companies, builders and farmers; the loading bases had the lowest rating, which confirms the occurrence of contamination at the vulnerable places, which is the delivery to the customers. Another relevant factor is the pressure received by customers, which becomes an influential factor in the contamination. Analysis of the bases shows that drivers have witnessed spills caused by typing in incorrect data, and said that the bases do not declare all the incidents of contamination. Overall, this study enabled a diagnosis of the sources causing environmental impacts and the level of contamination, because the results indicate omission and a lack of control in terms of the influence and share of contamination
Keywords: Motoristas
Contaminações e impactos ambientais
Drivers
Environmental impacts and contamination
Gestão ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Organizações e Sociedade
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citation: TIBES, Célio de Assis. Avaliação do processo de distribuição física nas bases secundárias de combustível em Santa Catarina sob o enfoque da gestão ambiental. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Organizações e Sociedade) - Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçú, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1676
Issue Date: 31-Aug-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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