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metadata.dc.type: Tese
Title: Materiais didáticos: um estudo das variações linguísticas
metadata.dc.creator: Soares, Sirlei
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna, José Marcelo Freitas de
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, José Endoença
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa de Práticas docentes e formação profissional e ao grupo de pesquisa de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas e teve como objetivo caracterizar a presença da variação linguística em quatro materiais didáticos, dos sextos anos, usados na rede particular, estadual e municipal de ensino de Balneário Camboriú/Santa Catarina, bem como a forma como são feitas essas abordagens nesses materiais. Para a coleta dos dados utilizamos a lista para análise de materiais didáticos de Matos e Carvalho (1984) complementadas pelas categorias de análise usadas por Luna (2000). Após a aplicação desses critérios analíticos, os achados foram fundamentados nos pressupostos da Linguística e da Sociolinguística. Com base nas caracterizações podemos demonstrar que os quatro materiais trazem as abordagens da variação linguística em capítulos, seções, boxes laterais e lembretes. No entanto, ainda há certa tendência pela gramática normativa e pelo ensino transmissivo. Também verificamos que os trechos de textos e imagens publicitárias são suscetíveis a estereótipos e preconceitos; há pouco espaço para atividades orais e pouco espaço para contribuições linguísticas e culturais dos povos afrodescendentes e indígenas. Os resultados deste estudo nos permitem antever a necessidade do professor subsidiar o uso do material didático com outras fontes e materiais diversificados, que tratem do tema da variação linguística. Entendemos também a importância de que os órgãos educacionais implementem, ou continuem implementando, nas esferas de sua responsabilidade administrativa, formação inicial e continuada embasadas na Linguística e na Sociolinguística. Não menos necessária, também, são a revisão e atualização constantes desses materiais didáticos pelas editoras e pelos autores. Essas são as ações que podem vir a ser frutos deste estudo e uma grande contribuição em favor de uma didática de consideração e respeito pela diversidade linguística nas aulas de Língua Portuguesa
Abstract: This study is linked to the Line of Research Teaching Practices and Professional Training and to the research group Linguistic Studies and the Teaching of Languages. It characterizes the presence of linguistic variation in four textbooks used for sixth year students, in private, state and municipal schools of Balneário Camboriú in the state of Santa Catarina, and the ways in which this variation is addressed in these textbooks. For the data collection, we used Matos and Carvalhos (1984) list for analysis of teaching materials, supplemented by the analytical categories used by Luna (2000). After applying these analytical criteria, the findings were based on assumptions of Linguistics and Sociolinguistics. Based on the characterizations, we can demonstrate that four textbooks do include linguistic variation in their chapters, sections, side boxes and reminders. However, there is still a certain tendency towards a normative grammar and a transmissive teaching approach. We also found that the portions of text and the advertising images used are susceptible to stereotypes and prejudices; there is little room for oral activities, or for linguistic and cultural contributions of Afro-descendants and indigenous peoples. The results of this study demonstrate a need for the teacher to support the use of the teaching material with other sources and diversified materials dealing with the topic of linguistic variation. We also believe it is important for educational institutions to implement, or continue implementing, in the spheres of their administrative responsibility, initial and ongoing training based on Linguistics and Sociolinguistics. No less necessary are the constant revision and updating of textbooks by publishers and authors. These are the actions that can be fruits of this study, and that will make a great contribution to didactics that promote consideration and respect for linguistic diversity in Portuguese Language classes
Keywords: Língua Portuguesa
Materiais Didáticos
Variação Linguística
Portuguese Language
Teaching Materials
Linguistic Variation
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SOARES, Sirlei. Materiais didáticos: um estudo das variações linguísticas. 2012. 136 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1677
Issue Date: 4-Dec-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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