Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1678
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os Impactos da Educação Continuada no Desenvolvimento Pessoal e Profissional: refletindo o contexto do trabalho.
metadata.dc.creator: Floriani, Paulo Roberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.contributor.referee1: Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: O foco desta pesquisa é a interpretação e compreensão das possíveis contribuições absorvidas por um grupo de trabalhadores, com ensino médio, na função de assistentes de produção, da Portobello S.A. Tijucas, S.C., a partir dos programas de desenvolvimento profissional e pessoal da empresa. Contribui também com subsídios e sugestões para a educação, tanto na empresa como no ensino médio. O método de abordagem é fenomenológico e a pesquisa é qualitativa. Foram entrevistados vinte assistentes e os dois gestores responsáveis pela área, sendo que os assistentes exercem liderança imediata junto aos operadores das linhas de produção e têm uma experiência profissional comum. Os dados foram categorizados, comparados e analisados, com sustentação da base teórica. A análise aponta para um efetivo desenvolvimento geral dos assistentes e gestores envolvidos. Os resultados da pesquisa sugerem novas reflexões, abrindo campo para novas investigações.
Abstract: The focus of this research is the interpretation and understanding of the possible contributions absorbed for a group of workers, with average education, in the function of production assistants, of Portobello S. A., - Tijucas, S.C., from the programs of professional and personal development of the company. It also contributes with subsidies and suggestions for the education, as much in the company as in average education. The boarding method is phenomenologic and the research is qualitative. Twenty assistants had been interviewed and the two responsible managers for the area, being that the assistants exert together immediate leadership to the operators of the production lines and have a common professional experience. The data had been categorized, compared and analyzed, with sustentation of the theoretical base. The analysis points with respect to an effective general development of the assistants and involved managers. The results of the research suggest new reflections, opening field for new inquires.
Keywords: interpretação
trabalhadores
educação
reflexões
interpretation
workers
education
reflections
Educação continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FLORIANI, Paulo Roberto. Os Impactos da Educação Continuada no Desenvolvimento Pessoal e Profissional: refletindo o contexto do trabalho.. 2002. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2002.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1678
Issue Date: 2-Dec-2002
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Roberto Floriani.pdf439,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.