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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE QUADRILÁTEROS, ENVOLVENDO ALUNOS DE UMA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Inoue, Rosa Kazuko Miyasaki
metadata.dc.contributor.advisor1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria Tereza Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de formação do conceito de quadriláteros no decorrer da realização de uma seqüência de atividades e verificar a possibilidade de avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico, de alunos de uma 6ª série do Ensino Fundamental. Os sujeitos envolvidos foram 28 alunos de uma escola pública municipal, situada em Itajaí, estado de Santa Catarina, com faixa etária de 12 a 13 anos. Para a verificação do avanço entre os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico utilizou-se pré e pós-testes, contendo 10 questões nos moldes do modelo van Hiele e a seqüência de atividades desenvolvidas teve como referência algumas questões desenvolvidas pelo Projeto Fundão, da UFRJ. O estudo embasado nos modelos de van Hiele e Klausmeier mostrou que 76,19% dos sujeitos mostraram avanço em seus níveis de pensamento geométrico, dos quais 52,38% atingiram o nível 1 e 23,81% atingiram o nível 2. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o entendimento das possibilidades e limites da seqüência de atividades escolhida, permitindo ao professor, através desse entendimento, a busca de novos olhares para o ensino da geometria.
Abstract: The objective of this study was describe the quadrilaterals learning process during the realization of a sequency of activities and verifies the upgrade in geometrical thinking development of Primary School 6th grade studends. There were 28 Public School students involved in this study, between 12 to 13 years. For the verification of the geometrical thinking development levels advances was used pre and post tests with 10 questions following the van Hiele pattern and the developed activity sequence had as reference some questions developed by the "Fundão Project" from UFRJ.The school is located in the city of Itajaí, Santa Catarina state. The study was based on Van Hiel and Klausmeier models, and it shows that 76,19% students showed have upgraded in their geometrical thinking, which 52,38% reached level 1 and 23,81% reached level 2. We hope that this research can contribute to the possiblities and limits of activties sequence understanding, allowing the teacher based in this understanding to search new lookings to the geometrical teaching.
Keywords: níveis de pensamento geométrico
níveis de formação de conceito
seqüência de atividades
geometrical thinking levels
concept formation levels
activities sequence
Matemática (Ensino fundamental)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: INOUE, Rosa Kazuko Miyasaki. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE QUADRILÁTEROS, ENVOLVENDO ALUNOS DE UMA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1680
Issue Date: 25-Aug-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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