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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tradução das políticas de inclusão escolar em dois municipios catarinenses
Other Titles: Implementation of policies of school inclusion in two municipalities in the state of Santa Catarina
metadata.dc.creator: Fontana, Evelline Cristhine
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa vincula-se a linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior, ao grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação e está associada ao projeto do Observatório Nacional de Educação Especial que tem como objetivo incentivar a criação de uma rede nacional de pesquisadores para produzir estudos integrados com o intuito de avançar o conhecimento na área da Educação Especial no país. No âmbito do estado de Santa Catarina, o presente estudo tem como objetivo analisar como a política nacional de Educação Especial é traduzida pelos gestores da Educação Especial das Redes Municipais de Ensino de Balneário Camboriú e Florianópolis, SC. Mais especificamente, o estudo pretende identificar os indicadores demográficos e educacionais dos municípios estudados (Censo escolar e Ideb); caracterizar a história da Educação Inclusiva e os processos de formação continuada empreendidos nessa área nos municípios e analisar o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado oferecido nessas redes, notadamente as Salas de Recursos Multifuncionais - SRMs na visão dos gestores da Educação Especial. O referencial teórico metodológico orientador da pesquisa são os estudos de Stephen Ball e Richard Bowe que desenvolveram uma metodologia denominada "Ciclo de Políticas" para análise das políticas educacionais em seus diferentes contextos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada realizada com as coordenadoras da Educação Especial dos municípios estudados, assim como a análise de documentos governamentais disponíveis em sítios oficiais do governo. Os resultados apontam que os municípios investigados procuram responder as orientações das políticas de inclusão escolar, oferecendo o atendimento educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais, aperfeiçoando e qualificando constantemente o corpo docente da Educação Especial. Evidencia-se também que os municípios apresentam uma certa autonomia na operacionalização das ações que norteiam a Educação Especial, mas possuem coerência com a política nacional. Para além do contexto da influência, no contexto da prática os municípios traduzem as políticas e trazem convênios e parcerias com instituições especializadas que contribuem para o processo de inclusão escolar
Abstract: This study is part of the line of research Policies for Basic and Higher Education, and the research group Public Policies on Curriculum and Assessment. It is linked to the project of the National Observatory of Special Education, which aims to promote the creation of a national network of researchers, to produce integrated studies with the aim of furthering knowledge in the area of Special Education in Brazil. In the scope of the state of Santa Catarina, this work analyzes how the national Special Education policy is implemented by Special Education coordinators of the Municipal Education Networks of Balneário Camboriú and Florianópolis, in the state of Santa Catarina. More specifically, it seeks to identify the demographic and educational indicators of the two municipalities in question (through the School Census and Ideb); to characterize the history of Inclusive Education and the process of professional development used in the area in the two municipalities, and to analyze the operation of the Specialized Education Service offered in this education networks, notably the Multifunctional Resource Rooms (SRMs), from the perspectives of Special Education coordinators. The theoretical and methodological background to this study is based on the studies of Stephen Ball and Richard Bowe, who developed a method known as the "Policy Cycle", for analyzing the educational policies in their different contexts. The data collection tool consisted of semistructured interviews with Special Education coordinators in the state municipalities, and analysis of government documents available on official government websites. The results indicate that the municipalities investigated seek to respond to the guidance of the policies on school inclusion, offering specialized education in the Multifunctional Resource Rooms, constantly developing and improving the Special Education teaching body. It was also demonstrated that the municipalities have a certain autonomy in the implementation of actions that guide Special Education, but are in line with the national policy. Besides the context of influence, in the context of practice, the municipalities implement the policies and bring agreements and partnerships with specialized institutions that make a contribution to the process of school inclusion
Keywords: Educação especial
Educação e Estado
Inclusão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FONTANA, Evelline Cristhine. Implementation of policies of school inclusion in two municipalities in the state of Santa Catarina. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1681
Issue Date: 21-Feb-2013
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