Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1682
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ENSINO DE FÍSICA BÁSICA NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: Um estudo de caso
metadata.dc.creator: Atkinson, Carlos Oswaldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee1: Sperb, Rafael Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação constitui-se em um estudo de caso, que teve como objetivo o levantamento da importância que os discentes do Curso de Engenharia Ambiental da UNIVALI Universidade do Vale do Itajaí, atribuem às disciplinas e conteúdos referentes ao ensino de Física Básica, constantes no currículo e constituintes da formação acadêmica dos mesmos, ao longo dos diversos períodos letivos do curso. Por outro lado, busca, também, verificar junto ao corpo docente, a importância que os professores atribuem a estas disciplinas e conteúdos para a formação de um engenheiro ambiental. Os dados foram coletados através de um questionário sobre o tema em estudo, aplicado a 94 alunos e 18 professores. Buscou-se categorizar as percepções dos alunos e dos professores em relação às disciplinas e conteúdos de Física Básica, bem como, levantar as perspectivas profissionais almejadas. A partir desses dados, obteve-se uma visão do quadro em que se encontra o ensino de Física Básica, no referido curso, atualmente. Os dados da pesquisa revelaram que, apesar da grande importância que os alunos atribuem ao ensino de Física Básica, os mesmos não se sentem motivados para o estudo destas disciplinas, dificultando uma aprendizagem significativa das mesmas. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da UNIVALI.
Abstract: This dissertation is a case study which aims to verify the importance attributed by students of the Environmental Engineering Course of UNIVALI University of Vale do Itajaí, to the disciplines and contents of the teaching of Fundamental Physics, which are included in the curriculum and which form part of their academic training throughout the various academic periods of the course. It also seeks to verify the importance attributed, by the teaching staff, to these disciplines and contents for the training of environmental engineers. Data was collected through a questionnaire on the subject of the study, which was applied to 94 students and 18 teachers. The study aimed to categorize the views of the students and teachers on the disciplines and contents of Fundamental Physics, as well as to identify the desired professional perspectives. Based on this data, a picture was obtained of the current status of the teaching of Fundamental Physics in the course under study. Data from the survey reveal that, in spite of the great importance attributed by the students to the teaching of Fundamental Physics, they do not feel motivated to study these disciplines, which makes significant learning difficult. It is hoped that this study will contribute to improving the Curriculum Planning of the Course in Environmental Engineering at UNIVALI.
Keywords: aprendizagem significativa
currículo
ensino de física
significant learning
curriculum
physics teaching
Engenharia ambiental - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ATKINSON, Carlos Oswaldo. O ENSINO DE FÍSICA BÁSICA NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL: Um estudo de caso. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1682
Issue Date: 4-May-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Atkinson.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.