Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1683
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Percepção da Dimensão Ambiental em Ação: a caminhada de um grupo no Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Rocha, Marialva Teixeira Dutra da
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Sato, Michèle Tomoko
metadata.dc.contributor.referee2: Taglieber, José Erno
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa avalia a evolução das percepções e das representações de alunos e professores de 5ª séries e de uma Classe de Aceleração do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as relações: ser humano û sociedade û natureza, à problemática ambiental na região de Bombinhas-SC, e à inserção destas questões no currículo. Foi aplicado um questionário de percepção envolvendo alunos e professores destas turmas, participantes de um Grupo de Estudos formado para planejar e executar na escola projetos de Educação Ambiental de forma cooperativa. Através de entrevistas semi-estruturadas e da observação participante analisou-se as falas dos atores e os materiais produzidos pelos alunos. A utilização de técnicas de ensino para EA como saídas de campo e os debates em sala de aula, despertaram nos mesmos o interesse na observação, confrontos com os problemas ambientais, e estimularam a evolução da percepção ambiental, impulsionando os atores envolvidos à discussão, emissão de opiniões e tomada de decisões sobre questões ambientais tanto locais quanto globais. Os relatos dos atores deixaram também transparecer uma clara idéia da compreensão da complexidade e da interdependência dos meios dos quais faziam parte (natural e cultural), envolvendo não só os ecossistemas no seu sentido biológico, físico ou químico, mas também social, destacando a organização política destes. Destacou-se nos resultados o trabalho pedagógico realizado na Classe de Aceleração da escola pesquisada, que se aproximaram muito daquilo que seria o ambiente mais favorável para a inserção da Dimensão Ambiental no currículo.
Keywords: educação ambiental
currículo escolar
percepção ambiental
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ROCHA, Marialva Teixeira Dutra da. A Percepção da Dimensão Ambiental em Ação: a caminhada de um grupo no Ensino Fundamental. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1683
Issue Date: 12-May-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marialva Rocha_1.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.