Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Marialva Teixeira Dutra da-
dc.creator.IDCPF:37341081015por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4953515521039244por
dc.contributor.advisor1Guerra, Antonio Fernando Silveira-
dc.contributor.advisor1IDCPF:29894930930por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708885T5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Sato, Michèle Tomoko-
dc.contributor.referee1IDCPF:03456324863por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668525998631040por
dc.contributor.referee2Taglieber, José Erno-
dc.contributor.referee2IDCPF:00385654987por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783071Z9&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:44:54Z-
dc.date.available2006-09-11-
dc.date.issued2003-05-12-
dc.identifier.citationROCHA, Marialva Teixeira Dutra da. A Percepção da Dimensão Ambiental em Ação: a caminhada de um grupo no Ensino Fundamental. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1683-
dc.description.resumoA presente pesquisa avalia a evolução das percepções e das representações de alunos e professores de 5ª séries e de uma Classe de Aceleração do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as relações: ser humano û sociedade û natureza, à problemática ambiental na região de Bombinhas-SC, e à inserção destas questões no currículo. Foi aplicado um questionário de percepção envolvendo alunos e professores destas turmas, participantes de um Grupo de Estudos formado para planejar e executar na escola projetos de Educação Ambiental de forma cooperativa. Através de entrevistas semi-estruturadas e da observação participante analisou-se as falas dos atores e os materiais produzidos pelos alunos. A utilização de técnicas de ensino para EA como saídas de campo e os debates em sala de aula, despertaram nos mesmos o interesse na observação, confrontos com os problemas ambientais, e estimularam a evolução da percepção ambiental, impulsionando os atores envolvidos à discussão, emissão de opiniões e tomada de decisões sobre questões ambientais tanto locais quanto globais. Os relatos dos atores deixaram também transparecer uma clara idéia da compreensão da complexidade e da interdependência dos meios dos quais faziam parte (natural e cultural), envolvendo não só os ecossistemas no seu sentido biológico, físico ou químico, mas também social, destacando a organização política destes. Destacou-se nos resultados o trabalho pedagógico realizado na Classe de Aceleração da escola pesquisada, que se aproximaram muito daquilo que seria o ambiente mais favorável para a inserção da Dimensão Ambiental no currículo.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3921/Marialva%20Rocha_1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectcurrículo escolarpor
dc.subjectpercepção ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Percepção da Dimensão Ambiental em Ação: a caminhada de um grupo no Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marialva Rocha_1.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.