Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1684
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROJETO TERRA LIMPA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
metadata.dc.creator: Dagnoni, Cláudia Roberta Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee1: Polette, Marcus
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou a efetividade do Projeto Terra Limpa, desenvolvido no município de Balneário Camboriú, numa parceria da Secretaria da Educação e do Meio Ambiente, bem como as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, identificando a dimensão ambiental que perpassa nas representações, no comportamento e nas atitudes dos(as) professores(as) e alunos(as) envolvidos(as). Apresenta uma argumentação voltada aos aspectos significativos às ações educacionais tais como princípios dialógicos, éticos fundamentados nas diretrizes de ações transformadoras e aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Dentro desta abordagem, o estudo utilizou-se da análise de documentos, de questionários, experiências vivenciadas e/ou relatadas e entrevistas com secretários, professores (as) e alunos (as) participantes do projeto. Identificou contextos e elementos que interferiam no desenvolvimento das ações pedagógicas, indica limites e possibilidades para ações educacionais futuras a partir de experiências cotidianas diversificadas, forneceu também um novo olhar do objeto pesquisado e da comunidade participante, esse estudo teve com um dos objetivos auxiliar na superação de dúvidas e dificuldades no desenvolvimento do projeto Terra Limpa e as atividades pedagógicas das escolas envolvidas.
Abstract: This study analyzed the effectiveness of the Projeto Terra Limpa , a program to handle properly city garbage. This program was developed in the city of Balneário Camboriú, with the Education and Environmental Offices. The study also analyzed pedagogical practices developed in the schools, identified environmental issues, which showed the social representations, behaviors and attitudes of teachers and students with respect to environmental education on city garbage. This study involved questions of significant aspects in educational actions and economic, political, cultural and social issues. Within this approach, the study was based on documents and questionnaire analysis, alive and/or reported experiences and interviews with the staff, teachers and students. Contexts and elements interfering in the development of pedagogical practices were identified. They indicated possibilities and limits for future educational actions based on different daily experiences. Besides trying to look at the object of investigation and the participants under a new light, this work intended to help others to overcome their doubts and problems regarding the project Terra Limpa and the pedagogical activities of the schoools involved.
Keywords: educação ambiental
práticas pedagógicas
manejo do lixo
environmental education
garbage handling
pedagogical practices
Professores - Treinamento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DAGNONI, Cláudia Roberta Coelho. PROJETO TERRA LIMPA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1684
Issue Date: 22-Feb-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Roberta Coelho Dagnoni.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.