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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Política de inclusão escolar na ótica de professores das salas de recursos multifuncional
metadata.dc.creator: Jordão, Suelen Garay Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Currículo e Avaliação e ao Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP, caracterizado como estudo em rede nacional, para o desenvolvimento e socialização de pesquisas sobre políticas e práticas de inclusão escolar. Entre os estudos do ONEESP destaca-se a pesquisa de avaliação do processo de implantação das Salas de Recursos Multifuncional - SRM no país, sendo que em Santa Catarina esta se desenvolve nos municípios de Balneário Camboriú e Florianópolis. Como um recorte dessa ampla pesquisa, a presente dissertação tem o proposito de analisar o processo de interpretação e tradução da política pelos professores de Salas de Recursos Multifuncionais SRMS, da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú. De modo mais específico, são objetivos: descrever e analisar o processo de formação inicial e continuada destes professores; examinar as práticas de avaliação do aluno público-alvo das SRM nos aspectos de: identificação das necessidades, estruturação do planejamento educacional e rendimento escolar e analisar a organização do ensino nestas salas e sua relação com as classes comuns de ensino. O desenvolvimento do estudo fundamenta-se na Abordagem do Ciclo de Políticas elaborada por Stephen Ball e colaboradores e debatida no Brasil por Jefferson Mainardes. A metodologia apoia-se na pesquisa colaborativa e a coleta dos dados na técnica de grupos focais. Os resultados apontaram que o modo próprio de compreender a Educação Especial e de desenvolver o trabalho na escola não está somente ligado à cultura escolar, às experiências vividas pelas professoras ao longo de suas vidas pessoais, como também está, ligado à sua formação, pois é a partir dessa que as professoras constroem seus conhecimentos referentes à política, ao seu autoconceito. Os dados indicam ainda que há uma polarização de ações e responsabilidades entre SRM e Sala Regular que colabora para uma relação formal entre essas duas áreas e para o não rompimento com o clássico modelo médico e embora as falas das professoras alusivas à avaliação do rendimento escolar sugiram a concepção da Avaliação Formativa, é preciso pensar que esses processos democráticos podem ocorrer na contramão e fortalecer processos discriminatórios assim como, é preciso também, saber quais são os impactos que as avaliações em larga escala possuem nessas escolas, visto que, os alunos do Município participam dessas avaliações, porém, não há conhecimento se suas notas são ou não computadas o que inviabiliza a possibilidade de planejar ações que possam vir a favorecer não somente aos alunos, mas também aos professores e a escola.
Abstract: This research is part of the Line of Research: Public Policies and Curriculum and Evaluation, and relates to the National Special Education Observatory (Observatório Nacional de Educação Especial) ONEESP. It is characterized as a study of the national network, for the development and socialization of research on policies and practices of school inclusion. Of particular highlight among the studies of the ONEESP is its evaluation of the implementation process of the Multifunctional Resource Rooms - SRMs in the country, and in Santa Catarina, this is being developed in the municipalities of Balneário Camboriú and Florianópolis. As a small piece of this wider research, this dissertation analyzes how the policy is interpreted and translated by the teachers of Multifunctional Resource Rooms SRMS of the municipal teaching network of Balneário Camboriú. More specifically, its objectives are: to describe and analyze the process of initial and continued training of these teachers; to examine the practices used to assess students, the target public of the SRMs, in relation to identifying needs, structuring educational planning and school income, and to analyze how the teaching is organized in these rooms, and their relationship with the common teaching classes. The study was developed based on the Policy Cycle Approach elaborated by Stephen Ball and collaborators and debated in Brazil by Jefferson Mainardes. The methodology is based on collaborative research, and the data collection was done using the technique of focal groups. The results show that the way Special Education is understood, and the way the work in the school is developed, are not only linked to the school culture, and the teachers‟ experiences throughout their professional lives, but also to their training, as it is based on this training that teachers build their knowledge of the policy, and their concept of self. The data indicate that there is a polarization of actions and responsibilities between SRM and the Regular Classroom, which leads to a formal relationship between these two areas, and an adherence to the classical medical model. And although the teachers‟ discourse on the assessment of school performance suggests a concept of Training-Based Assessment, it also necessary to remember that these democratic processes can occur in the other direction, favoring discriminatory processes. Also, it is necessary to be aware of the impacts that large-scale assessments have in schools, given that the students of the Municipality participated in these assessment, but did not know whether their scores had been calculated, which precludes the possibility of planning actions on behalf of the students, but also the teachers and the school.
Keywords: Observatório Nacional de Educação Especial
Sala de Recursos Multifuncionais
Atendimento Educacional Especializado
Special education
National Special Education Observatory
multifunctional Resource Room
Specialized Educational Service
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: JORDÃO, Suelen Garay Figueiredo. Política de inclusão escolar na ótica de professores das salas de recursos multifuncional. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1687
Issue Date: 24-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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