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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sobre a influência das ideias educacionais e linguísticas no ensino de língua portuguesa: uma reconstrução a partir de provas de vestibular de 1970 a 2010
metadata.dc.creator: Melo, Denise Terezinha Machado de
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna, José Marcelo Freitas de
metadata.dc.contributor.referee1: Hanna, Vera Lucia Harabagi
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional e ao grupo de pesquisa Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas. A motivação para o desenvolvimento do trabalho partiu da observação que avaliações externas parecem exercer grande influência sobre a elaboração do currículo nas escolas. O estudo dirigiu-se para a seguinte pergunta: como as ideias educacionais e linguísticas se manifestam nas provas de língua portuguesa dos vestibulares do Brasil e como podem ser descritas e explicadas? A pesquisa teve como objetivo descrever e explicar, a partir do corpus formado por provas de língua portuguesa, incluindo a redação, do vestibular da UFSC, como as ideias linguísticas preponderantes durante o período de 1970 a 2010 se relacionam às contribuições da pesquisa linguística no Brasil para o ensino de português. A perspectiva teórico-metodológica que orientou a pesquisa foi a Historiografia Linguística HL (ALTMAN, 1996; BASTOS 2012; KOERNER, 1996; LUNA, 2000; SWIGGERS, 2010). Para alcançar esse objetivo a reconstrução foi feita a partir de dois níveis de análise: a contextualização e a descrição do conteúdo. Na contextualização, foram considerados como fatores de influência a pesquisa linguística no Brasil de acordo com ALTMAN, 2003 e MARCUSCHI, 2002; o contexto educacional brasileiro segundo FRIGOTTO, 2011; SAVIANI, 2008 e o quadro teórico, em tese, orientador do ensino de português no período de acordo com FREITAS, 2005; MARCUSCHI, 2002; PEREIRA 2012; SOARES, 2004; TRAVAGLIA 2004 e VISIOLI, 2004. Em seguida, foi realizada a descrição dos conteúdos introdutório e programático de trinta e quatro provas de língua portuguesa do vestibular da UFSC. Ao relacioná-los à rede de fatores que constituíram sua manifestação, procurou-se explicar como as ideias linguísticas do período orientaram a prática de seleção de conteúdos das provas. Os resultados apontam para períodos que as orientações da Linguística para o ensino de português tiveram influência parcial ou plena nas provas. A influência de noções identificáveis com a pesquisa linguística sobre os conteúdos foi observada, principalmente, a partir de dois eixos: nível de análise da língua: sentença X texto; Gramática Normativa X análise linguística; texto literário X diversidade de gêneros; interpretação/compreensão: extração de informações explícitas X construção de sentidos; Norma culta X variedades linguísticas; Redação: texto claro e correto X (Produção Textual): texto contextualizado (as condições de produção são relevantes). Contribuíram para essa influência as conquistas teóricas da ciência Linguística e as políticas educacionais. A pesquisa pretende contribuir com o desenvolvimento de outros estudos relacionados à Historiografia Linguística, ao português como língua materna e à história do pensamento e práticas educativas. Pode ainda auxiliar professores e interessados no assunto a entenderem como se articulam na prática cotidiana as ideias linguísticas e educacionais preponderantes em determinado momento.
Abstract: This study is linked to the line of research Teaching Practices and Professional Training, and to the research group Linguistic Studies and the Teaching of Languages. The motivation for this work came from the observation that external assessments appear to exert a significant influence on curricular design in schools. The study focuses on the following question: how are educational and linguistic ideas manifested in the Portuguese language tests of the vestibular (university entrance exam) of Brazil, and how can they be described and explained? The study describes and explains, based on the corpus of Portuguese language tests, including writing, of the vestibular of the Federal University of Santa Catarina (UFSD), how the predominant linguistic ideas from 1970 to 2010 relate to the contributions of linguistic research in Brazil to the teaching of Portuguese. The theoretical-methodological perspective that guided the research was Linguistic Historiography LH (ALTMAN, 1996; BASTOS, 2012; KOERNER, 1996; LUNA, 2000; SWIGGERS, 2010). To achieve this objective, the reconstruction was based on two levels of analysis: contextualization, and content description. In the contextualization, factors considered as influential were linguistic research in Brazil, according to ALTMAN, 2003 and MARCUSCHI, 2002; the Brazilian educational context, according to FRIGOTTO, 2011; SAVIANI, 2008 and the theoretical framework that, in theory, guides the teaching of Portuguese in the period according to FREITAS, 2005; MARCUSCHI, 2002; PEREIRA, 2012; SOARES, 2004; TRAVAGLIA, 2004 AND VISIOLI, 2004. Next, a description is given of the introductory and program content of thirty-four Portuguese tests for the vestibular of the UFSC. By linking them to the series of factors that constitute their manifestation, the research sought to explain how the linguistic ideas of the period in question shaped the practice of selecting content for the tests. The results highlight periods in which the Linguistic trends in the teaching of Portuguese had a partial or complete influence on the tests. The influence of notions that are identifiable with linguistic research on the contents was observed, particularly based on two axes: level of analysis of the language: sentence VS text; Normative Grammar VS linguistic analysis; literary text VS diversity of genera; interpretation/comprehension: extraction of explicit information VS construction of meanings; Formal standard VS linguistic varieties; Redaction: clear and correct text VS (Textual Production): contextualized text (the conditions of production are relevant). The theoretical achievements of Linguistic science and the educational policies contributed to this influence. It is hoped that this research will contribute to the development of other studies related to Linguistic Historiography, Portuguese as a mother tongue, and the history of educational thought and practices. It may also help teachers interested in the subject to understand how the prevalent linguistic and educational ideas of a certain period are articulated in the day-to-day practice.
Keywords: Ideias Pedagógicas
Ideias Linguísticas
Historiografia
Língua Portuguesa
Pedagogical Ideas
Linguistic Ideas
Historiography
Portuguese Language
Língua portuguesa - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MELO, Denise Terezinha Machado de. Sobre a influência das ideias educacionais e linguísticas no ensino de língua portuguesa: uma reconstrução a partir de provas de vestibular de 1970 a 2010. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1689
Issue Date: 11-Jun-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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